Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1203Keywords:
Geogebra, Geometria Euclidiana, Ilustração, Problemas ClássicosAbstract
A interpretação e o entendimento de postulados, teoremas e/ou demonstrações matemáticas configuram um processo evolutivo, ou seja, somente com a prática através da leitura, interpretação e muitas vezes ilustração é que conseguimos entender de fato o que estes querem dizer. Salienta-se que, com o avanço da tecnologia, temos cada vez mais recursos para facilitar tais entendimentos. Através do software Geogebra é possível ilustrar problemas geométricos. Por exemplo, é de fácil verificação e construção o fato de que a soma dos ângulos internos de um triângulo independe do triângulo, o que acaba por tornar mais clara a visualização de resultados, além de auxiliar no processo evolutivo de assimilação e elaboração de conjecturas. A partir desta pesquisa, que envolve a ilustração de uma lista de problemas clássicos da Geometria Euclidiana Plana, atuamos tanto como pesquisadores quanto pesquisados, já que o problema surgiu a partir de nossas dificuldades em visualizar tais teoremas e utilizar o software como um auxílio. Tendo o objetivo de facilitar o entendimento dos problemas, propomos como meta a ilustração dos mesmos com o auxílio do software Geogebra. Como resultado esta pesquisa aponta exemplos de indagações e conjecturas que poderão ser utilizados por professores de Matemática e por alunos. Por fim, uma vez que, após explorar certas descobertas com as ilustrações, surge a necessidade de uma demonstração para cada problema, deve-se, citando De Villiers (2002, p. 13), “utilizar inicialmente a função mais fundamental de explicação e descoberta para introduzir a demonstração como uma atividade significativa para os alunos”.
Downloads
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.