Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais

Autores

  • Ivelise Kraide Alves Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS http://orcid.org/0000-0001-8251-0175
  • André Ricardo Theodoro Velho Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS
  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1552

Palavras-chave:

Divisão, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo investiga o uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na motivação da aprendizagem e reconstrução na forma do pensar e fazer o algoritmo da divisão para sanar as dificuldades dos alunos no cotidiano escolar, bem como, apoiar a prática pedagógica do educador. O objetivo foi demonstrar que as Tecnologias Digitais são de suma importância para criar uma prática mediada pelas mesmas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado e, o professor, mediador das ações de aprendizagem. O presente estudo constatou que o uso de OVAs tem papel relevante na aprendizagem, transformando o educando, o educador e as práticas pedagógicas, pois ao educando foi proporcionado a possibilidade de criar, buscar maneiras de fazer, pensar e aprender a divisão, encontrar soluções, reconstruir conceitos e vivenciar saberes. Como resultados, constatou-se que os OVAs ofereceram crescimento ao grupo na arte de construir e intensificar o trabalho com a divisão e facilitaram a (re)construção do conhecimento. Além disso, esta prática proporcionou novas habilidades, favorecendo os caminhos para se chegar a resultados por meio de uma forma diferenciada de vivenciar e exercitar a divisão. Concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais apresentou significado importante no processo de ensino e aprendizagem como uma solução que pode beneficiar a todos, professores e alunos, promovendo uma mudança significativa no dia a dia escolar e proporcionando um aprendizado expressivo e de qualidade tornando-se um apoio pedagógico para a construção do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivelise Kraide Alves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Professora dos Anos Iniciais na rede privada de Porto Alegre, graduada em Pedagogia. Possui Especialização em Práticas Pedagógicas nas séries iniciais na FAPA, em Educação Especial nos processos Inclusivos pela UFRGS e em Tecnologias de Informação e Comunicação da Educação pela Furg, email:[email protected]

André Ricardo Theodoro Velho, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Professor graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FTEC - Faculdade de Tecnologia de Caxias do Sul, pós-graduado em Educação Profissionalizante – Faculdade Senac, pós-graduado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – FURG e Mestrando em Engenharia de Computação - FURG, e-mail: [email protected].

Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Doutora em Informática na Educação pelo PGIE/UFRGS, Professora Adjunta do Centro de Ciências Computacionais (C3/FURG) e do Programa de Pós-Graduação em Computação/FURG e Coordenadora do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação TIC-Edu/FURG,email:[email protected]

Referências

BARANAUSKAS, M. C. C.; ROCHA, H. V. da; MARTINS, M. C.; D’ABREU, J. V. V. Uma taxonomia para ambientes de aprendizado baseados no computador. In: VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 1977.

BEZERRA, M. J.; PUTNOKI, J. C. Fundamentos da Matemática. São Paulo: Scipione, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2001.

CARVALHO, D. L. Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

COLL, César (Org.). O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática,1994.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2003.

FONSECA, Solange. Metodologia de Ensino: Matemática. Belo Horizonte: Lê – Fundação

Helena Antipoff, 1997.

GALLEGO, J. P. A utilização dos jogos como recurso didático no ensino aprendizagem da Matemática. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2007.

GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

GODOY, Arilda Schimidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de

Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./ago. 1995.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

KISHIMOTO, M. T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

LAUTERT, S. L.; SPINILLO, A. G. As relações entre o desempenho em problemas de divisão e as concepções de crianças sobre a divisão. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 18, n. 3, p. 237-246, 2002.

LEMOS, Josemary Bosco R.; MOURA, Dácio Guimarães. Metodologia de projetos: relato de experiência. Revista Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 57-61, dez. 2000.

LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MIZUKAMI, M. G. N. As abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Verganaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 7-29, 2002.

NUNES, T. Bryant. Crianças fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

PASSOS, L. F. A Colaboração do Professor-Pesquisador no Processo de Formação em Serviço dos Professores da Escola Básica. 1997. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo,1997.

PIAGET, Jean. A Práxis na Criança. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

______. Genetic Epistemology. In: KEARSLEY, G. The Theory Into Practice (TIP) database. Disponível em: http://www.gwu.edu/~tip/piaget.html. Acesso em: 1998.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 26 set. 2015.

SIQUEIRA, Lilia Maria Marques; ALCÂNTARA, Paulo Roberto. Modificando a atuação docente utilizando a colaboração. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 8, p. 57-69, jan./abr. 2003.

TAROUCO, L. Objetos de Aprendizagem. In: FÓRUM EAD, Brasil, 2006. Disponível em: http://www.ufrgs.br/sead/arquivos/objetosdeaprendizagem_liane.pdf. Acesso em: out. 2015.

VALENTE, J. A. Os Diferentes Letramentos como Expansão da inclusão Digital: Explorando os Potenciais Educacionais das Tecnologias da informação e Comunicação In: RAIÇA, Darcy. (Org.). Tecnologias para a Educação Inclusiva. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2008.

VERGNAUD, G. A Comprehensive Theory of Representation for Mathematics Education. JMB, v. 17, n. 2, p. 167-181, 1983.

VERGNAUD, G. Epistemology and Psychology of Mathematics Education. In: VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

ALVES, I. K.; VELHO, A. R. T.; BARWALDT, R. Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 105–121, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1552. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática