Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1552Palavras-chave:
Divisão, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Tecnologias DigitaisResumo
Este artigo investiga o uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na motivação da aprendizagem e reconstrução na forma do pensar e fazer o algoritmo da divisão para sanar as dificuldades dos alunos no cotidiano escolar, bem como, apoiar a prática pedagógica do educador. O objetivo foi demonstrar que as Tecnologias Digitais são de suma importância para criar uma prática mediada pelas mesmas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado e, o professor, mediador das ações de aprendizagem. O presente estudo constatou que o uso de OVAs tem papel relevante na aprendizagem, transformando o educando, o educador e as práticas pedagógicas, pois ao educando foi proporcionado a possibilidade de criar, buscar maneiras de fazer, pensar e aprender a divisão, encontrar soluções, reconstruir conceitos e vivenciar saberes. Como resultados, constatou-se que os OVAs ofereceram crescimento ao grupo na arte de construir e intensificar o trabalho com a divisão e facilitaram a (re)construção do conhecimento. Além disso, esta prática proporcionou novas habilidades, favorecendo os caminhos para se chegar a resultados por meio de uma forma diferenciada de vivenciar e exercitar a divisão. Concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais apresentou significado importante no processo de ensino e aprendizagem como uma solução que pode beneficiar a todos, professores e alunos, promovendo uma mudança significativa no dia a dia escolar e proporcionando um aprendizado expressivo e de qualidade tornando-se um apoio pedagógico para a construção do saber.Downloads
Referências
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