Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais

Autores

  • Ivelise Kraide Alves Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS http://orcid.org/0000-0001-8251-0175
  • André Ricardo Theodoro Velho Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS
  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1552

Palavras-chave:

Divisão, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo investiga o uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na motivação da aprendizagem e reconstrução na forma do pensar e fazer o algoritmo da divisão para sanar as dificuldades dos alunos no cotidiano escolar, bem como, apoiar a prática pedagógica do educador. O objetivo foi demonstrar que as Tecnologias Digitais são de suma importância para criar uma prática mediada pelas mesmas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado e, o professor, mediador das ações de aprendizagem. O presente estudo constatou que o uso de OVAs tem papel relevante na aprendizagem, transformando o educando, o educador e as práticas pedagógicas, pois ao educando foi proporcionado a possibilidade de criar, buscar maneiras de fazer, pensar e aprender a divisão, encontrar soluções, reconstruir conceitos e vivenciar saberes. Como resultados, constatou-se que os OVAs ofereceram crescimento ao grupo na arte de construir e intensificar o trabalho com a divisão e facilitaram a (re)construção do conhecimento. Além disso, esta prática proporcionou novas habilidades, favorecendo os caminhos para se chegar a resultados por meio de uma forma diferenciada de vivenciar e exercitar a divisão. Concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais apresentou significado importante no processo de ensino e aprendizagem como uma solução que pode beneficiar a todos, professores e alunos, promovendo uma mudança significativa no dia a dia escolar e proporcionando um aprendizado expressivo e de qualidade tornando-se um apoio pedagógico para a construção do saber.

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Biografia do Autor

  • Ivelise Kraide Alves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS
    Professora dos Anos Iniciais na rede privada de Porto Alegre, graduada em Pedagogia. Possui Especialização em Práticas Pedagógicas nas séries iniciais na FAPA, em Educação Especial nos processos Inclusivos pela UFRGS e em Tecnologias de Informação e Comunicação da Educação pela Furg, email:[email protected]
  • André Ricardo Theodoro Velho, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS
    Professor graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FTEC - Faculdade de Tecnologia de Caxias do Sul, pós-graduado em Educação Profissionalizante – Faculdade Senac, pós-graduado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – FURG e Mestrando em Engenharia de Computação - FURG, e-mail: [email protected].
  • Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS
    Doutora em Informática na Educação pelo PGIE/UFRGS, Professora Adjunta do Centro de Ciências Computacionais (C3/FURG) e do Programa de Pós-Graduação em Computação/FURG e Coordenadora do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação TIC-Edu/FURG,email:[email protected]

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Publicado

2016-11-09

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

ALVES, Ivelise Kraide; VELHO, André Ricardo Theodoro; BARWALDT, Regina. Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 2, n. 2, p. 105–121, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1552. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552.. Acesso em: 21 dez. 2024.

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