v. 13 n. 2 (2024): EDUCAÇÃO: INTEGRAÇÃO DE SABERES

O presente dossiê aborda processos pedagógicos construídos com base no diálogo e na colaboração entre saberes. A Educação é um campo do conhecimento que recebe e integra as contribuições de outras ciências, pois compreende diferentes contextos e realidades e implica a superação de práticas pedagógicas fragmentadas. O conceito de “integração”, por sua vez, vincula-se tanto à concepção de sujeito integral, como questão de fundo, quanto às práticas integradoras de conhecimentos interdisciplinares e plurais voltados para essa formação integral do sujeito. Assim, ao evidenciar as investigações de profissionais da educação, esta edição aproxima a pesquisa acadêmica das questões do cotidiano educacional, constituindo um espaço de reflexão e estímulo à troca de experiências, bem como a ressignificação de espaços educativos e do próprio papel da educação na sociedade. Ao partir de desafios específicos das práticas pedagógicas, ressalta a formação e a prática docente, a abordagem de temas contemporâneos relevantes e as experiências de ensino e aprendizagem, tendo como horizonte uma abordagem educacional integrada nos diferentes espaços, níveis e modalidades educacionais.
Organizadores: Profa. Dra. Jaqueline Russczyk (IFRS), Prof. Dr. Vicente Zatti (IFRS) e Prof. Dr. Thiago Ingrassia Pereira (UFFS).
Arte de capa: Fotografia de Cimara Valim de Melo (2024)