POR TRÁS DOS QUADROS BRANCOS E CANETÕES
QUEM SÃO E COMO ATUAM OS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA REGIÃO DA 16ª CRE/RS
DOI:
https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6341Palavras-chave:
ensino de sociologia, ensino médio, formação de professoresResumo
Este artigo teve o objetivo de conhecer os perfis sociodemográfico e profissional dos docentes de Sociologia das escolas estaduais, municipais e particulares dos 25 municípios abrangidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul. Embora essa Coordenadoria seja estadual, serviu como forma de delimitar os municípios participantes do estudo. Para realizar a pesquisa, inicialmente, contataram-se as escolas de ensino médio da região, a fim de verificar se ofertavam Sociologia e, em caso positivo, quem eram os docentes da disciplina e seus contatos. Posteriormente, criou-se um questionário virtual na plataforma Google Forms, contendo 37 questões, a maioria de múltipla escolha. Enviou-se o questionário aos docentes via e-mail ou WhatsApp, conforme o contato informado pelas escolas. Mesmo que o questionário virtual tenha benefícios devido à facilidade da coleta de respostas e à economia de tempo, constataram-se dificuldades em conseguir engajamento dos participantes por meio da internet, uma vez que se obtiveram apenas 13 respostas. Os resultados apontam que a maioria dos docentes atua na rede estadual e leciona em mais de uma escola; além disso, onze lecionam mais de um componente curricular e apenas três são graduados em Sociologia ou Ciências Sociais. Contudo, os demais docentes possuem formação em Ciências Humanas, demonstrando que não há um abismo entre a área de graduação e a área de atuação. Com base nos dados da pesquisa, formular-se-á um curso de extensão para os professores de Sociologia da região.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.p df. Acesso em: 23 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2021: notas estatísticas. Brasília: MEC/INEP, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_ estatisticas_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 23 jun. 2022.
FREITAS, Maria Cristina Leal de; FRANÇA, Carlos Eduardo. História da Sociologia e de sua inserção no ensino médio. MovimentAção, v. 3, n. 5, p. 39-55, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7218. Acesso em: 10 ago.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo de. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on line, v. 2, n. 3, [s.p.], jul./set. 2001. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_amostragem_nao_probabilistica_adequacao_de_situacoes_para_uso_e_limitacoes_de_amostras_por_conveniencia.pdf. Acesso em: 05 ago. 2022.
PEREIRA, Luiza Helena; AMARAL, Jonathan Henriques do. A Sociologia no ensino médio em Porto Alegre – RS. UNOPAR científica – Ciências Humanas e Educação, v. 11, n. 1, p. 15-22, jun. 2010. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/818/781. Acesso em: 21 ago. 2022.
VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves. Apresentação: o ensino de Sociologia na pauta da UERN. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves (Orgs.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de Sociologia para o Ensino Médio. Mossoró/RN: UERN, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do Boletim ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.