PONTUADOR ROBOLAB CAXIAS

aplicativo para o registro de pontuações em competições de robótica

Autores

  • Gabriel Coimbra de Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul
  • Leonardo Franco Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul
  • Greice da Silva Lorenzzetti Andreis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS https://orcid.org/0000-0002-8674-0223
  • André Augusto Andreis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v2.n1.a7142

Palavras-chave:

Laboratório de Robótica, aplicativo, pontuador, competição

Resumo

Este artigo tem por objetivo registrar alguns dos resultados obtidos com a execução do projeto de pesquisa “Estudo e desenvolvimento de robôs autônomos”, no ano de 2023. Dentre as atividades do projeto, destacam-se a realização da primeira Competição de Robótica do Campus Caxias do Sul do IFRS, Modalidade Robô Seguidor de Linha, e a criação do aplicativo “Pontuador RoboLab Caxias”, para o registro de pontuações em competições de Robótica. Como metodologia para a criação do aplicativo adotou-se o estudo de materiais relacionados a competições, o planejamento do aplicativo e seu desenvolvimento no Flutter para sistema Android, a realização de testes de interface e pontuação, sua utilização na Competição de Robótica do Campus e a realização de aprimoramentos no aplicativo, com base nas experiências vivenciadas. Como resultado, obteve-se a Versão 1.2 do aplicativo, que contempla as pontuações adotadas na Olimpíada Brasileira de Robótica para a simulação de um ambiente de desastre, em que vítimas precisam ser resgatadas por robôs, de forma autônoma. Os estudantes do Ensino Médio Técnico do Campus que participaram ao longo do ano das atividades do projeto, baseadas na educação STEAM, tiveram a oportunidade de criar robôs e desenvolver competências relacionadas ao pensamento computacional e à programação, bem como habilidades lógico-matemáticas, trabalho colaborativo e resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Coimbra de Oliveira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário UNIRB - (2021) Especialista em Análise de Dados pela Faculdade Descomplica - (2022), MBA em Big Data e Inteligência Competitiva pela Faculdade Descomplica - (2022). Atualmente, Desenvolvedor Full-Stack atuando em diversos projetos, Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas à Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. 

Leonardo Franco Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul

Possui ensino fundamental primeiro grau pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Dario Granja Sant'Anna(2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação.

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na área de Combustão, atuando principalmente no desenvolvimento de mecanismos cinéticos reduzidos para biocombustíveis. Atualmente é professora e pesquisadora com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, líder do Grupo de Pesquisa em Editoração Científica, integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas à Inovação, e editora-chefe da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

André Augusto Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul

Graduado em Tecnologia em Automatização Industrial pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2004) e em Licenciatura Plena pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2007). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG (2014). Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2017). Atualmente, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico com dedicação exclusiva no Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas à Inovação. Tem experiência na área de Tecnologia, com ênfase em Automação de Máquinas e Processos Industriais e na área de Educação, com ênfase em Ensino Técnico e Tecnológico.

Referências

BACICH, L.; HOLANDA, L. (org.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

OBR. Olimpíada Brasileira de Robótica. Manual de Regras e Instruções: Etapa Regional/Estadual. Modalidade Prática 2023. Versão 1.2, jun. 2023. Disponível em: https://www.obr.org.br/manuais/OBR2023_MP_ManualRegrasRegionalEstadual.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.

Downloads

Publicado

17-06-2024

Como Citar

SILVA, G. C. de O. da; LIMA, L. F.; ANDREIS, G. da S. L.; ANDREIS, A. A. PONTUADOR ROBOLAB CAXIAS: aplicativo para o registro de pontuações em competições de robótica. Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação, Bento Gonçalves, v. 2, n. 1, p. 7, 2024. DOI: 10.35819/publicaifrs.v2.n1.a7142. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/publicaifrs/article/view/7142. Acesso em: 14 jul. 2024.