O USO DAS TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA
comparando a aplicação de atividades plugadas e desplugadas com crianças de 4 a 6 anos
DOI:
https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v2.n1.a6995Palavras-chave:
aplicativos, infância, tecnologias digitaisResumo
O uso das tecnologias na infância é um assunto bastante pertinente nos dias de hoje. O contato com tais tecnologias está ocorrendo cada vez mais cedo e de maneira natural para as novas gerações. Este projeto foi criado pensando em investigar os efeitos que o uso de dispositivos digitais pode trazer para as crianças na primeira infância, visando principalmente avaliar como o uso da tecnologia pode beneficiar na fase mais intensa de aprendizado infantil. A partir de suas aplicações em escolas foi possível observar como estas ações podem favorecer o processo de aprendizagem com o uso em conjunto de atividades plugadas e desplugadas de forma a tornar as aulas mais interessantes para os alunos.Downloads
Referências
Bona, A. S. Espaço de aprendizagem digital da matemática: o aprender a aprender por cooperação. 2012. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
Dorneles, A. C. F, Bona A. S., Kologeski A. L. Análise do uso da tecnologia por crianças com base na aplicação de um jogo de labirinto nas versões concreta e digital. In: (Des)Pluga: o pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora. São Paulo: Pragmatha, 2022.
GROTTO, S. M. L. Tecnologias da informação e comunicação na primeira infância: Influências e possibilidades de aprendizagem. 2012. TCC (Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação) - UFSM, Restinga Seca, 2012.
HANSEN, M. R. B. O uso das tecnologias (informática) na alfabetização dos alunos de 1° e 2° ano do ensino fundamental. 2010. TCC (Especialização em Mídias na Educação) - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS, Porto Alegre, 2010.
PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Saúde de crianças e adolescentes na era digital. 2016. In: Manual de orientação: Departamento de Adolescência. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/11/19166d-MOrient-Saude-Crian-e-Adolesc.pdf. Acesso em: 26 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do Boletim ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.