LABORATÓRIOS VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO

BENEFÍCIOS NO ENSINO SOBRE VOLUMETRIA POR NEUTRALIZAÇÃO

Autores

  • Janaína Luana Flach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz
  • Cínthia Gabriely Zimmer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz

DOI:

https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6313

Palavras-chave:

ensino de química, ensino remoto, laboratórios virtuais, ensino interativo, tecnologias na educação

Resumo

É amplamente reconhecido que aulas experimentais são grandes aliadas no ensino de química, pois este recurso pedagógico facilita a assimilação de conteúdos teóricos, auxiliando na construção do conhecimento. Contudo, além de poucas escolas disporem de laboratórios, e ainda com a possibilidade do ensino remoto, devido ao advento de surtos pandêmicos, a implementação de aulas práticas pode ser prejudicada. Uma alternativa para complementar essa importante forma de ensinar é a utilização de laboratórios virtuais. Esse recurso proporciona um ambiente controlável para simulação, permitindo que o aluno vivencie experiências virtuais de imersão, com a sensação de realidade e segurança. Nesse contexto, visando investigar o uso dessa ferramenta como uma estratégia de facilitação no aprendizado do ensino de química, analisou-se o uso do software ChemCollective, o qual é disponibilizado em plataformas digitais de forma gratuita, envolvendo o assunto de volumetria por neutralização. A análise abrangeu uma turma de ensino técnico em química integrado ao ensino médio. Para investigar a eficácia no uso dessa ferramenta, foram aplicadas avaliações diagnósticas sobre o assunto de volumetria de neutralização antes e após o uso de aulas simuladas no ChemCollective. Nessa linha, foram realizadas análises estatísticas através da média de acertos da turma. A avaliação dos resultados permitiu identificar uma evolução de acertos relevantes, sinalizando que é uma boa solução tecnológica em tempos de flexibilização do ensino diante da necessidade de ser remoto, além de ser um bom método preparatório para os alunos executarem procedimentos em ambientes reais.

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Biografia do Autor

  • Janaína Luana Flach, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz

    Possui graduação em Química Industrial pela Ulbra(2022), graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2022), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula pela Flight Escola de Aviação(2019), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Química pelo Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha(2017) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer(2012). Atualmente é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

  • Cínthia Gabriely Zimmer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz

    Atualmente é Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Feliz.

     

Referências

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Publicado

23-08-2023

Como Citar

FLACH, Janaína Luana; ZIMMER, Cínthia Gabriely. LABORATÓRIOS VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO: BENEFÍCIOS NO ENSINO SOBRE VOLUMETRIA POR NEUTRALIZAÇÃO. Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação, Bento Gonçalves, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6313. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/publicaifrs/article/view/6313.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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