A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

COLETÂNEA SER PROTAGONISTA - LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Luciane Senna Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Osório. Osório, RS https://orcid.org/0000-0001-9739-4402
  • Julia Ferri Pinto Egressa do Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Docente Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias
  • Pâmela Pereira de Pinho Egressa do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Discente da Universidade LA SALLE

DOI:

https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6332

Palavras-chave:

Osório, livro didático, ensino de literatura, autoria feminina

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar a pesquisa A literatura de autoria feminina presente nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio adotados nas escolas públicas no município de Osório/RS, desenvolvida no IFRS - Campus Osório. Partimos da perspectiva de que o livro didático é uma ferramenta complementar/auxiliar à/ao docente nas práticas educacionais, sendo em muitos contextos o único recurso disponível para o trabalho em sala de aula, tanto para professores/as quanto para discentes. Assim, a pesquisa direcionou-se a uma análise quantitativa da presença de literatura de autoria feminina nos livros didáticos adotados no município de Osório/RS. A partir de um recorte da pesquisa maior, apresentamos neste artigo os dados referentes às obras de literatura utilizadas na coletânea Ser Protagonista: Língua Portuguesa (PNLD/2018). Os resultados demonstraram o baixo volume, nas unidades dedicadas à literatura dessa coleção, de obras de autoria feminina, indicando uma desigualdade de gênero na abordagem didática de materiais oficiais direcionados à educação.

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Biografia do Autor

Luciane Senna Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Osório. Osório, RS

Doutoranda no Programa de Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE, pesquisa voltada aos temas de políticas públicas de ações afirmativas e os núcleos de gênero e sexualidade do IFRS. Docente de Letras do IFRS/Campus Osório. Pesquisadora do Grupo ELLOS- Estudos Linguísticos e Literários, atuando nos temas literatura brasileira e autoria feminina; cânone literário; diversidade e pluralidade literária.

 

 

Julia Ferri Pinto, Egressa do Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Docente Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias

Possui graduação em Licenciatura em Letras - português/inglês - IFRS - Campus Osório (2021). É formada em Técnico em Administração integrado ao ensino médio pela mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: corpus de língua portuguesa, prática pedagógica, ensino de língua portuguesa. E na área de Literatura, atuando em pesquisas que discutem a presença de literatura de autoria feminina em livros didáticos de língua portuguesa. Pós-graduanda em educação básica e profissional pelo IFRS - Campus Osório; desenvolvendo pesquisa sobre questões de gênero e sexualidade no ensino de língua portuguesa e literatura. Atualmente é professora de língua portuguesa e de cultura leitora na Escola Estadual de Ensino Fundamental Milton Pacheco (Osório/RS). Membra do núcleo de memória do IFRS - Campus Osório e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) da mesma instituição.

Pâmela Pereira de Pinho, Egressa do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Discente da Universidade LA SALLE

Bacharela em História com ênfase em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-graduada em Educação Básica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, desenvolveu uma pesquisa com foco na trajetória da professora Maria Teresa Vilanova de Castilhos. Atualmente, é discente do curso de Licenciatura em História pela Universidade La Salle.

Referências

BARRETO, Ricardo G.; BÁRBARA, Miranka G.; BERGAMINI, Cecília. EDIÇÕES SM (Org.). Ser protagonista: língua portuguesa. 3.ed. São Paulo: Edições SM, 2016. v. 1. p. 158-170. (Coleção Ser protagonista).

PINTO, Julia F.; PINHO, Pâmela P.; FERREIRA, Luciane S. A representatividade importa? Uma análise sobre as produções literárias presentes na coleção “Ser Protagonista: língua portuguesa”, PNLD 2018. Revista Versalete. Curitiba, vol. 10, nº 19, jul.-dez. 2022. Disponível em: http://www.revistaversalete.ufpr.br/edicoes/vol10-19/Revista-n.19.pdf. Acesso em: 07 dez. 2022.

PINTO, Julia F.; PINHO, Pâmela P.; FERREIRA, Luciane S. A literatura de autoria feminina presente nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio adotados nas escolas públicas no município de Osório/RS. Anais da 9º Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do IFRS Campus Osório: trabalhos ensino superior e pós-graduação.

VIANNA, Marcelo et al. (org.). Osório: IFRS Campus Osório, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/lucia/Downloads/123456789499.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

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Publicado

23-08-2023

Como Citar

SENNA FERREIRA, L.; FERRI PINTO, J.; PEREIRA DE PINHO, P. A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: COLETÂNEA SER PROTAGONISTA - LÍNGUA PORTUGUESA. Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação, Bento Gonçalves, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6332. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/publicaifrs/article/view/6332. Acesso em: 18 maio. 2024.