COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA COMPRA E CONSUMO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Silvana Saionara Gollo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim
  • Sidnei Dal'Agnol Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim
  • Keila Cristina da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim
  • Denize Grzybovski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6392

Palavras-chave:

agricultura familiar, compras, marketing

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar o comportamento de compra e consumo de produtos da agricultura familiar. Especificamente, objetivou-se identificar o perfil dos consumidores, hábitos e motivos que influenciam a decisão de compra e consumo e traçar estratégias de marketing para a agricultura familiar. A pesquisa classifica-se como exploratória/quantitativa e o método é o Levantamento do tipo Survey. Foram pesquisados 311 consumidores que se autodeclararam consumidores de produtos da agricultura familiar. Os dados foram coletados em uma feira de produtos da agricultura familiar, assim como de forma on-line, através da aplicação de questionário estruturado. Os resultados indicam que os consumidores de produtos da agricultura familiar são na maioria jovens, do gênero feminino e masculino, com ensino médio ou superior. A maior parte dos pesquisados identificou-se como pequeno ou médio usuário de produtos da agricultura familiar. Esses consumidores reconhecem os produtos da agricultura familiar como mais naturais, sustentáveis, sem agrotóxicos e produtos que protegem o meio ambiente. A partir dos resultados sobre o perfil, hábitos e motivos de compra e consumo, foi possível propor estratégias de marketing direcionadas à diversificação e embalagens de produtos, divulgação, distribuição e precificação de produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Saionara Gollo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim

Pós-doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB), 2022. Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2006. Mestre em Economia Rural pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRSG), 1986. Especialista em Gestão Estratégica de Compras e Vendas (URI), Marketing (UFRGS), Direito Tributária pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRSG), 2013 e Direito Previdenciário pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2015). Graduada em Administração (1983) e Graduada em Direito (2011) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim. É professora dedicação exclusiva e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim desde 2010. Tem experiência docente de ensino superior em cursos de pós-graduação, graduação, tecnólogos e técnico em Administração, atuando, principalmente, em disciplinas ligados à Administração e Empreendedorismo, Teorias da Administração, Gestão Estratégica, Pesquisa em Marketing, Comportamento do Consumidor e Marketing Estratégico. No Direito atua na docência em cursos de tecnologia e técnico nas áreas de Direito do Consumidor e Direito Empresarial. Membro do grupo de pesquisa em Estratégias Organizacionais, Negócios Internacionais e Governança Corporativa do IFRS - Câmpus Erechim.

Sidnei Dal'Agnol, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim

Mestre em Agricultura de Precisão, possui Especialização em Neuromarketing: neurociência do consumidor, Especialização em Docência no Ensino Técnico, Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Graduação em Marketing, Curso Superior em Gestão de Empresas Rurais, Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária e formação como psicanalista. 

Keila Cristina da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim

Mestre em Administração, pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade Meridional - IMED Passo Fundo (2016). Especialista em Docência no Ensino Técnico pelo Centro Universitário SENAC (2017). Especialista em Gestão e Planejamento Tributário pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2011). Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim (2009). Graduanda em Tecnologia em Recursos Humanos. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFRS Campus Erechim - Área Gestão e Negócios.

Denize Grzybovski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim

Bacharel em Administração (URI Campus Erechim - 1988). Mestre em Dirección y Organización de Empresas (Universidad Museo Social Argentino/UMSA ? 2000). Doutora em Administração (UFLA - 2007) com tese em empresa familiar. Professora Visitante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Erechim). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na Universidade de Passo Fundo, no período 1995-2022. Professora Convidada (2012-2018) no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Líder do Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais (GMEORG). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa em Aprendizagem nas Organizações na Universidade Federal de Goiás (GPAO/UFGO). Membro da Rede ORD (NISP/PPGA/ESAG/UFSC). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Editora Associada na Revista de Administração Contemporânea (RAC). Editora Associada na seção Empreendedorismo no periódico Gestão & Planejamento (G&P). Secretária Geral (Gestão 2014-2016 e 2016-2018) da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). Tem experiência em Administração de empresas, com estudos na área de Estudos Organizacionais, com foco das pesquisas sobre empresa familiar, nas seguintes temáticas: teorias organizacionais, aprendizagem organizacional, aprendizagem transgeracional, empreendedorismo transgeracional, gestão do conhecimento, ciclo de vida organizacional e capacidades dinâmicas, no nível individual.

Referências

BRASIL. Lei 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Brasi?lia, DF: Preside?ncia da Repu?blica, 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm. Acesso em: 28 fev. 2023.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Agricultura familiar. 2023. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-agricultura-familiar/sobre-o-tema. Acesso em: 13 mar. 2023.

BITTENCOURT, D. M. C. Agricultura familiar: desafios e oportunidades rumo à inovação. Brasília: Embrapa Brasília, 2020.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2022.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7.ed. Porto Alegre: Bookmann, 2019.

PASQUALOTTO, N.; KAUFMANN, M. P.; WIZNIEWSKY, J. G. Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável. Santa Maria: UFSM/NTE, 2019.

UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Department of Economic and Social Affairs. 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/2030agenda. Acesso em: 25 ago. 2022.

Downloads

Publicado

23-08-2023

Como Citar

GOLLO, S. S.; DAL’AGNOL, S.; DA ROSA, K. C.; GRZYBOVSKI, D. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA COMPRA E CONSUMO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR . Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação, Bento Gonçalves, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6392. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/publicaifrs/article/view/6392. Acesso em: 18 maio. 2024.