COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA COMPRA E CONSUMO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6392Palavras-chave:
agricultura familiar, compras, marketingResumo
A pesquisa tem por objetivo analisar o comportamento de compra e consumo de produtos da agricultura familiar. Especificamente, objetivou-se identificar o perfil dos consumidores, hábitos e motivos que influenciam a decisão de compra e consumo e traçar estratégias de marketing para a agricultura familiar. A pesquisa classifica-se como exploratória/quantitativa e o método é o Levantamento do tipo Survey. Foram pesquisados 311 consumidores que se autodeclararam consumidores de produtos da agricultura familiar. Os dados foram coletados em uma feira de produtos da agricultura familiar, assim como de forma on-line, através da aplicação de questionário estruturado. Os resultados indicam que os consumidores de produtos da agricultura familiar são na maioria jovens, do gênero feminino e masculino, com ensino médio ou superior. A maior parte dos pesquisados identificou-se como pequeno ou médio usuário de produtos da agricultura familiar. Esses consumidores reconhecem os produtos da agricultura familiar como mais naturais, sustentáveis, sem agrotóxicos e produtos que protegem o meio ambiente. A partir dos resultados sobre o perfil, hábitos e motivos de compra e consumo, foi possível propor estratégias de marketing direcionadas à diversificação e embalagens de produtos, divulgação, distribuição e precificação de produtos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Brasi?lia, DF: Preside?ncia da Repu?blica, 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm. Acesso em: 28 fev. 2023.
EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Agricultura familiar. 2023. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-agricultura-familiar/sobre-o-tema. Acesso em: 13 mar. 2023.
BITTENCOURT, D. M. C. Agricultura familiar: desafios e oportunidades rumo à inovação. Brasília: Embrapa Brasília, 2020.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2022.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7.ed. Porto Alegre: Bookmann, 2019.
PASQUALOTTO, N.; KAUFMANN, M. P.; WIZNIEWSKY, J. G. Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável. Santa Maria: UFSM/NTE, 2019.
UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Department of Economic and Social Affairs. 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/2030agenda. Acesso em: 25 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do Boletim ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.