LABORATÓRIOS VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO
BENEFÍCIOS NO ENSINO SOBRE VOLUMETRIA POR NEUTRALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6313Palavras-chave:
ensino de química, ensino remoto, laboratórios virtuais, ensino interativo, tecnologias na educaçãoResumo
É amplamente reconhecido que aulas experimentais são grandes aliadas no ensino de química, pois este recurso pedagógico facilita a assimilação de conteúdos teóricos, auxiliando na construção do conhecimento. Contudo, além de poucas escolas disporem de laboratórios, e ainda com a possibilidade do ensino remoto, devido ao advento de surtos pandêmicos, a implementação de aulas práticas pode ser prejudicada. Uma alternativa para complementar essa importante forma de ensinar é a utilização de laboratórios virtuais. Esse recurso proporciona um ambiente controlável para simulação, permitindo que o aluno vivencie experiências virtuais de imersão, com a sensação de realidade e segurança. Nesse contexto, visando investigar o uso dessa ferramenta como uma estratégia de facilitação no aprendizado do ensino de química, analisou-se o uso do software ChemCollective, o qual é disponibilizado em plataformas digitais de forma gratuita, envolvendo o assunto de volumetria por neutralização. A análise abrangeu uma turma de ensino técnico em química integrado ao ensino médio. Para investigar a eficácia no uso dessa ferramenta, foram aplicadas avaliações diagnósticas sobre o assunto de volumetria de neutralização antes e após o uso de aulas simuladas no ChemCollective. Nessa linha, foram realizadas análises estatísticas através da média de acertos da turma. A avaliação dos resultados permitiu identificar uma evolução de acertos relevantes, sinalizando que é uma boa solução tecnológica em tempos de flexibilização do ensino diante da necessidade de ser remoto, além de ser um bom método preparatório para os alunos executarem procedimentos em ambientes reais.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação, , 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 maio 2021.
BUSSAB, P. A.; MORETTIN, W. O. Estatística Básica. 6ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
COSTA, R. T. O.; GOMES, S. B. Desafios das escolas frente à pandemia do coronavirus. Educação e Tecnologias Digitais em Cenários de Transição: Múltiplos Olhares para Aprendizagem. Anais do IntegraEaD 2020, v. 2 n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11239. Acesso em: 24 maio 2021.
CRUZ, L. Experiência remota: conheça laboratório de física que pode ser acessado online. Disponível em: https://minasfazciencia.com.br/2020/08/11/experiencia-remota-laboratorio-de-fisica-pode-ser-acessado-online/. Acesso em: 24 maio. 2021.
GOMES, A. L.; BILESSIMO, S. M. S.; SILVA, J. B. DA. Aplicação De Sequência Didática Investigativa Com Uso De Laboratórios Online No Ensino De Química Em Turmas Do Ensino Médio Em Escola Pública: Uma Pesquisa-Ação. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 499–519, 2020.
LIU, Y.; WANG, H. Research and Analysis on the Application of Virtual Laboratory in Teaching. v. 505, n. Icsshe, p. 516–520, 2020.
LOPES, R. M.; SILVA FILHO, M. V.; ALVES, N. G. Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019.
MACARIOU, M. Chemistry made simple. Disponível em: https://chemistrymadesimple.net/episode/13/>. Acesso em: 5 mar. 2022.
MACHADO, A. S. Uso de Softwares Educacionais, Objetos de Aprendizagem e Simulações no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 104–111, 2016.
MESQUITA, N. S. Simulação De Atividades Práticas Por Meio De Laboratórios Virtuais. Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/3989/1/NOEMIA_SOUZA_MESQUITA.pdf. Acesso em: 24 maio. 2021.
SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. Metaversos e laboratórios virtuais – possibilidades e dificuldades. Renote, v. 6, n. 2, p. 1–12, 2008.
SKOOG, D. A. Fundamentos de química analítica. 8a ed. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
TAROUCO, L. M. R.; SILVA, P. F. DA; HERPICH, F. Cognição e aprendizagem em mundo virtual imersivo. 2a ed. Porto Alegre: SEAD/UFRGS, 2020.
TATLI, Z.; AYAS, A. Virtual laboratory applications in chemistry education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 9, p. 938–942, 2010.
TÜYSÜZ, C. The effect of the virtual laboratory on students’ achievement and attitude in chemistry. International Online Journal of Educational Sciences, v. 2, n. 1, p. 37–53, 2010.
WIDOWATI, A.; SETUJU; UTAMI, D. N. Utilization of virtual laboratory “calculation of motor vehicle exhaust emissions” to study air pollution. Journal of Physics: Conference Series, v. 1700, n. 1, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do Boletim ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.