PESQUISA DE INTERVENÇÃO:

APROXIMANDO MESTRANDOS DA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE INOVAÇÃO DAS ICTs GAÚCHAS

Autores

  • Claudio Vinícius Silva Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre
  • Cristiane Drebes Pedron Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre
  • Ana Paula Matei Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6387

Palavras-chave:

pesquisa de intervenção, metodologia ativa, políticas públicas, política de inovação, Profnit

Resumo

O objetivo deste artigo tecnológico é apresentar uma metodologia ativa utilizada na disciplina de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Estado Brasileiro no âmbito do mestrado, em rede, Profnit - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, no ponto focal do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Este trabalho foi conduzido com três turmas, sendo uma em andamento. A proposta do trabalho é a aproximação a uma ICT do Rio Grande do Sul para conhecer como a organização, considerando o Marco Legal de IC&T no Brasil, trata a sua política de inovação. Como contribuições destaca-se que a metodologia ativa em questão contribuiu para a aproximação entre a teoria e a prática. Ela permitiu que os estudantes pesquisadores assumissem o papel de agentes de transformação, auxiliando os atores praticantes a desenvolverem novas formas de pensar e gerir suas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Vinícius Silva Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre

Doutor em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Mestrado em Economia (Unisinos). Graduado em Administração de Empresas (UFRGS). Ganhador do Prêmio Edson Potsch Magalhães, pela melhor Tese de Doutorado em Economia Rural no ano de 2016, concedido pela Sociedade Brasileira de Administração, Economia e Sociologia Rural (SOBER). Experiência docente e de pesquisa na área de Administração e Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperação e Coordenação de Setores Produtivos, Economia Institucional, Competitividade, Inovação e Aprendizagem Organizacional e Tecnológica, Economia da Saúde e Tecnologia. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), ponto focal IFRS. Professor Dedicação Exclusiva do Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Cristiane Drebes Pedron, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre

Doutorada em Gestão (2009) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, em Portugal. Mestre em Administração (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bacharel em Informática - Análise de Sistemas (2001) pela mesma instituição. Atualmente é professora dos programas de Pós-Graduação em Administração - PPGA e Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho em São Paulo. É editora científica da revista IPTEC, sendo também avaliadora de diversos periódicos e congressos na área de Administração/Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação empresarial, transformação digital, CRM (Customer Relationship Management) e gestão de projetos. Atua em projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, pelo qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq). Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade em 2010 e 2016.

Ana Paula Matei, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Administração de Empresas (UFPel - 2004); mestre em Engenharia de Produção (PPGEP-UFRGS, 2010); doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS, 2015). Aluna do curso de Gestão Ambiental (2022-2023). Servidora Pública Federal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (desde 2006), atuando no Núcleo de Inovação Tecnológica (Sedetec UFRGS) como coordenarodora da área de interação e transferência de tecnologia (2016-2019) e atualmente Gestora de Projetos e Serviços do Parque Zenit da UFRGS (2021-2022). Atuou como docente do PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Mestrado Profissional) do Ponto Focal do IFRS (2017-2022). Foi Diretora de Gestão da Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do Rio Grande do Sul (SICT-RS, de agosto de 2019 a dezembro de 2020). Membro do Conselho Fiscal do FORTEC - Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (2021-2022/ 2023-2024). Experiência e atuação nas áreas: gestão de projetos de inovação, sistemas e ecossistemas de inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, interação universidade-empresa-sociedade, incubadoras de empresas, parques tecnológicos, desenvolvimento rural e regional, gestão ambiental e inovação sustentável.

Referências

BIANCOLINO, C. A.; KNIESS, C. T.; MACCARI, E.; RABECHINI JR., R. Protocolo para elaboração de relatos de produção técnica. Revista de Gestão e Projetos - GeP, v. 3, n. 2, p. 294-307, 2012.

CUNHA, K. C. T.; BRAGA, C. P.; VOLPATO, G.; FARIAS, C. V. S. Análise da Política de Inovação de uma Instituição Científica e Tecnológica de Direito Privado. In: XLV Encontro da ANPAD, 2021. Anais do XLV Encontro da ANPAD, 2021.

NGANGA, C. S. N.; MIRANDA, G. J. Ensino e Pesquisa: duas faces de uma mesma moeda. In E. A. Leal, G. J. Miranda, & S. P. de C. C. Nova (Eds.), Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem (pp. 31–42). São Paulo: Atlas, 2017.

MADEIRA, P. L.; RAUTER, F. Política de Inovação: O caso de uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação do Rio Grande do Sul. In: IX SINGEP e 9a CIK, 2021. Proceedings do IX SINGEP e 9a CIK.

MARTENS, C. D. P.; PEDRON, C. D. A Disseminação da Produção Técnica/Tecnológica Gerada em Programas Stricto Sensu Profissionais. Revista IPTEC, v. 7, n. 1, p.I-III, 2019.

MOTTA, G. D. S. (2017). Como escrever um bom artigo tecnológico? Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 5, p. 4-8, 2017.

MICHAEL, J. Where's the evidence that active learning works?. Advances in Physiology Education, v. 30, n. 4, p. 159-167, 2006. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00053.2006.

OLIVEIRA, K.; SOARES, R.; FARIAS, C. Análise da Política de Inovação dos Institutos de Ciências e Tecnologia Públicos: um Estudo de caso no Instituto Federal. In: X SINGEP e 10a CIK, 2022. Proceedings do X SINGEP e 10a CIK.

Downloads

Publicado

23-08-2023

Como Citar

FARIAS, C. V. S.; DREBES PEDRON, C.; MATEI, A. P. PESQUISA DE INTERVENÇÃO: : APROXIMANDO MESTRANDOS DA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE INOVAÇÃO DAS ICTs GAÚCHAS. Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação, Bento Gonçalves, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6387. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/publicaifrs/article/view/6387. Acesso em: 18 maio. 2024.