CORAIS DO PROJETO PRELÚDIO
O QUE CANTAM AS PARTITURAS
DOI:
https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6349Palavras-chave:
música, partituras, coro infantil, Projeto PrelúdioResumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa que analisou a trajetória do Coro Infantil do Projeto Prelúdio entre 1993 e 2002 através do exame de 100 partituras das músicas que circularam no grupo naquele período e que constituíram parte significativa do repertório musical executado pelo grupo. A metodologia utilizada foi a análise documental e a categorização baseada na análise de conteúdo. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta e reunião das partituras, organização do material coletado em formato digital, catalogação das partituras e análise. Durante a catalogação, foram construídas categorias de informações constantes nas partituras que serviram também de base para o processo de análise. As categorias analisadas foram: 1) concepção: identificação sobre a originalidade da obra para coro ou de arranjo; 2) traços de autoria: identificação de compositores; 3) arranjadores: identificação de arranjadores; 4) técnica de escrita: identificação das diferentes formações de vozes; 5) tonalidades: identificação das tonalidades das músicas, quando aplicável; 6) idiomas: identificação dos idiomas dos textos cantados; 7) acompanhamento instrumental: se o repertório sugere acompanhamento de instrumentos. A análise revelou tendências no repertório, tais como a predominância pela escolha de arranjos musicais em relação a composições originais, a expressiva quantidade de composições originais para coro, a predominância de repertório polifônico e também de músicas entendidas como música tonal.
Downloads
Referências
BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (ed). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7a. edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 189-217.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor. In: . Ditos e Escritos: Estética: literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298
KIEFER, Nidia Beatriz Nunes Kiefer. Prelúdio: uma proposta de educação musical. 2005. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis: An introduction to its methodology. Beverly Hills, CA: Sage, 1980.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5a. edição. São Paulo: Atlas, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do Boletim ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.