POR TRÁS DOS QUADROS BRANCOS E CANETÕES

QUEM SÃO E COMO ATUAM OS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA REGIÃO DA 16ª CRE/RS

Autores

  • Jonathan Henriques do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves
  • Robert Reiziger de Melo Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves
  • Bianca Lazzaretti Motta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves
  • Janine Bendorovicz Trevisan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6341

Palavras-chave:

ensino de sociologia, ensino médio, formação de professores

Resumo

Este artigo teve o objetivo de conhecer os perfis sociodemográfico e profissional dos docentes de Sociologia das escolas estaduais, municipais e particulares dos 25 municípios abrangidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul. Embora essa Coordenadoria seja estadual, serviu como forma de delimitar os municípios participantes do estudo. Para realizar a pesquisa, inicialmente, contataram-se as escolas de ensino médio da região, a fim de verificar se ofertavam Sociologia e, em caso positivo, quem eram os docentes da disciplina e seus contatos. Posteriormente, criou-se um questionário virtual na plataforma Google Forms, contendo 37 questões, a maioria de múltipla escolha. Enviou-se o questionário aos docentes via e-mail ou WhatsApp, conforme o contato informado pelas escolas. Mesmo que o questionário virtual tenha benefícios devido à facilidade da coleta de respostas e à economia de tempo, constataram-se dificuldades em conseguir engajamento dos participantes por meio da internet, uma vez que se obtiveram apenas 13 respostas. Os resultados apontam que a maioria dos docentes atua na rede estadual e leciona em mais de uma escola; além disso, onze lecionam mais de um componente curricular e apenas três são graduados em Sociologia ou Ciências Sociais. Contudo, os demais docentes possuem formação em Ciências Humanas, demonstrando que não há um abismo entre a área de graduação e a área de atuação. Com base nos dados da pesquisa, formular-se-á um curso de extensão para os professores de Sociologia da região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonathan Henriques do Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade. Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (campus Bento Gonçalves).

  • Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves

    Graduado em Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Bento Gonçalves). Atualmente, é professor da rede estadual de ensino e desenvolve projetos culturais relacionados à formação de leitores através da Secretaria Municipal de Cultura do município de Bento Gonçalves. 

  • Bianca Lazzaretti Motta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves

    Bolsista de iniciação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

  • Janine Bendorovicz Trevisan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves

    Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994 e 1996), especialização em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015), com estágio de doutorado na Universidade de Ottawa no período de janeiro a outubro de 2013. Tem experiência com docência e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica. É professora de Sociologia, em regime de dedicação exclusiva, no campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre religião e política, laicidade, secularização, gênero e sexualidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.p df. Acesso em: 23 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2021: notas estatísticas. Brasília: MEC/INEP, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_ estatisticas_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 23 jun. 2022.

FREITAS, Maria Cristina Leal de; FRANÇA, Carlos Eduardo. História da Sociologia e de sua inserção no ensino médio. MovimentAção, v. 3, n. 5, p. 39-55, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7218. Acesso em: 10 ago.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo de. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on line, v. 2, n. 3, [s.p.], jul./set. 2001. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_amostragem_nao_probabilistica_adequacao_de_situacoes_para_uso_e_limitacoes_de_amostras_por_conveniencia.pdf. Acesso em: 05 ago. 2022.

PEREIRA, Luiza Helena; AMARAL, Jonathan Henriques do. A Sociologia no ensino médio em Porto Alegre – RS. UNOPAR científica – Ciências Humanas e Educação, v. 11, n. 1, p. 15-22, jun. 2010. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/818/781. Acesso em: 21 ago. 2022.

VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves. Apresentação: o ensino de Sociologia na pauta da UERN. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves (Orgs.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de Sociologia para o Ensino Médio. Mossoró/RN: UERN, 2014.

Downloads

Publicado

23-08-2023

Como Citar

POR TRÁS DOS QUADROS BRANCOS E CANETÕES: QUEM SÃO E COMO ATUAM OS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA REGIÃO DA 16ª CRE/RS. Publica-IFRS: Boletim de Pesquisa e Inovação, Bento Gonçalves, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6341. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/publicaifrs/article/view/6341.. Acesso em: 20 nov. 2024.