Equações diofantinas e alocação otimizada de recursos financeiros de pequenos investidores no mercado acionário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2022v8i1id5674Palavras-chave:
Mercado Acionário, Teoria Elementar dos Números, Educação Financeira, Equações Diofantinas LinearesResumo
Este trabalho tem como resultado principal a proposição de um método de cálculo para alocações de recursos financeiros em uma carteira de investimentos composta por ações de duas empresas listadas na bolsa de valores (B3). O objetivo principal é obter a plena utilização dos recursos disponíveis, de forma a otimizar o processo para pequenos investidores. Para tal fim, é utilizada a Teoria Elementar dos Números. Em especial, são úteis os resultados básicos acerca das equações diofantinas lineares de duas variáveis.
Downloads
Referências
B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão. Relatório sobre pessoa física - 1º Semestre de 2021. Disponível em: www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/perfil-pessoas-fisicas/perfil-pessoa-fisica. Acesso em: 31 mar. 2022.
BONANI, Breno. 3 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre o Mercado Americano. Investing.com, 7 mar. 2020. Disponível em: https://br.investing.com/analysis/3-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-mercado-americano-200433893. Acesso em: 31 mar. 2022.
CAPINSKI, M.; ZASTAWNIAK, T. Mathematics for finance: an introduction to financial engineering. Londres: Springer, 2006.
HEFEZ, A. Aritmética. 1. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2014.
SANTOS, J. P. O. Introdução à Teoria dos Números. Rio de Janeiro: SBM, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.