Os desafios e as possibilidades de trabalho com as TIC no ensino da Matemática em escolas públicas da Zona da Mata Mineira
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2662Palabras clave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação de Professores de Matemática, Escolas PúblicasResumen
Neste trabalho investigou-se as possibilidades e condições necessárias para que os professores de Matemática possam trabalhar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas da Zona da Mata Mineira. São sujeitos da pesquisa os professores de Matemática das escolas públicas estaduais e municipais das cidades de Ubá, Tocantins e Visconde do Rio Branco, todas situadas na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Para esses sujeitos foi então aplicado um questionário semiestruturado com a finalidade de obter informações a respeito da presença e utilização das TIC no ensino de Matemática. Após a pesquisa e a análise dos dados concluiu-se que para se trabalhar com as TIC nas aulas de Matemática, não basta que as escolas tenham um laboratório e equipamentos e esse ambiente não é suficiente para um trabalho efetivo e permanente dos docentes. São apontadas questões financeiras, burocráticas e de formação docente que precisam ser vistas com certa urgência para a efetivação do uso das tecnologias na prática docente, bem como são apresentados diferentes modos de seu uso ou não uso na construção de significados e no desenvolvimento de novas aprendizagens matemáticas.
Descargas
Referencias
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/site/inicio. Acesso em: jun. 2018.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2000.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2003.
SANTOS, Marcos Pereira dos. Recursos Didático-Pedagógicos na Educação Matemática Escolas – Uma abordagem teórico-prática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.