Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática

Autores

  • Camila e Silva Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande, RS
  • Javier García López Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1270

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Acústica, Óptica, Matemática

Resumo

O presente trabalho é um relato de uma experiência realizada durante a Semana Acadêmica do IFRS Campus Rio Grande no mês de outubro de 2014. A atividade foi realizada com os alunos do primeiro ao quarto ano dos diversos cursos integrados de Ensino Médio ofertados em Rio Grande, além dos alunos dos cursos tecnológicos. O objetivo era aproximar, de modo mais explícito, o Ensino de Física e o de Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, foram montados experimentos de Acústica e Óptica. Inicialmente, os alunos observavam as experiências montadas, a seguir eram convidados a replicar os experimentos, inclusive trocando as condições iniciais. Finalmente, os alunos eram convidados a discutir a Matemática que estava por trás dos experimentos realizados. Dessa forma, foi possível discutir assuntos de Álgebra, Geometria, Trigonometria e apresentá-los associados à Física, esta vista como um modelo de representação de fenômenos da Natureza. A atividade teve duração de quatro horas e a diversidade do público trouxe alguns obstáculos, já que alguns alunos tinham mais facilidade que outros. No entanto, julgamos que se tratou de uma experiência positiva por dois motivos. Primeiro, porque conseguimos trabalhar de modo interdisciplinar, desde a concepção dos experimentos até sua execução propriamente. Segundo, porque foi possível não apenas apresentar resultados prontos, mas mostrar de que modo as ferramentas matemáticas contribuem para as “fórmulas” da Física. Desse modo, esperamos ter contribuído para desmitificar a “necessidade” de decorar fórmulas como sinônimo de aprendizado de Física, bem como de qualquer outra disciplina que envolva construção de modelos.

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Biografia do Autor

  • Javier García López, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande, RS
    Formado em Matemática, pela Universidad Nacional de Ingenieria. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação Ambiental pela Univesidade Federal de Rio Grande. Atualmente professor Adjunto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS).

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Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 214–221, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1270. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1270.. Acesso em: 9 nov. 2024.

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