Cálculo de tarifas e tributos incidentes sobre a conta de energia elétrica: uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1546

Palavras-chave:

Tributos, Conta Energia Elétrica, Matemática, Física, Interdisciplinariedade

Resumo

O consumidor, ao observar atentamente a conta de energia elétrica, encontrará os nomes e valores referentes ao PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e CIP ou COSIP (Contribuição sobre Iluminação Pública). Tais siglas referem-se aos impostos embutidos na conta que, mensalmente, chega aos consumidores brasileiros e que, diretamente, interferem no preço final cobrado. Os dois primeiros são tributos federais, o ICMS é uma arrecadação estadual e a COSIP é uma contribuição municipal. Este artigo tem por objetivo demonstrar a interdisciplinaridade entre Física e Matemática no cálculo de todos esses tributos, bem como as contribuições incidentes na conta de energia elétrica. O estudo teve como foco o ensino e treinamento de alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Eletroeletrônica, integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon, e visou revelar, discutir e avaliar os impostos pagos pelo consumidor de energia elétrica. A metodologia aplicada foi o cálculo das taxas e tributos da fatura mensal da casa do estudante, evidenciando a influência da potência elétrica no consumo de cada eletrodoméstico e, paralelamente, as relações matemáticas que mensuram o valor final da conta. Os estudantes observaram que as tarifas e tributos incidentes sobre a fatura de energia elétrica representam um percentual elevado do valor total pago pelo consumidor e, por conseguinte, o uso racional de energia resultaria em economia monetária, além de contribuir para a preservação da água nos reservatórios das hidroelétricas. O tema motivou os alunos de tal forma que, em dois eventos distintos, apresentaram minicurso e oficina para estudantes e professores do estado do Piauí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deusdete de Sousa Brito, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Timon, Timon, MA

Natural de Uruçuí-PI, nascido em 30 de julho de 1972, graduou-se em Fisica. Modalidade: Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Piauí (1999); obteve grau de mestre em Engenharia de Eletricidade - Automação e Controle, pela Universidade Federal do Maranhão (2002). Cursou doutorado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo que interrompê-lo para cumprir estágio probatório no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, instituição que ensina e pesquisa desde de dezembro de 2008 aos dias atuais. Atuou como Professor Efetivo de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED), no período de julho de 2002 a dezembro de 2008, Professor Efetivo de Física da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), no período de abril de 2002 e dezembro de 2008 e Professor Temporário de Física da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI) no período de outubro de 1998 a janeiro de 2000 e na SEDUC-MA, no período de abril de 1999 a dezembro de 2001. Tem experiência na área de Física e Engenharia Elétrica com ênfase em Automação e Controle e Processamento de Sinais Biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento Digital de Sinais Biomédicos utilizando algoritmo LMS no cálculo da Taxa de Variabilidade Cardíaca (HRV) e Frequência Instantânea Cardíaca (FIC).

Antônio José Rodrigues da Silva, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Floriano, Floriano, PI

Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual da Paraíba, graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Piauí Campus Floriano. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL. Por dentro da conta de energia: informação de utilidade pública. 4. ed. Brasília: ANEEL, 2011. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/documents/656877/14486448/Cartilha_Por_Dentro_da_Conta_de_Energia%282011%29.pdf/b2445d79-ef9d-417f-ba56-fcbf628c5aae?version=1.0. Acesso em: maio 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISTRIBUIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA – ABRADEE. Bandeiras Tarifárias. Brasília: ABRADEE, 2014. Disponível em: http://www.abradee.com.br/escolha-abradee-para-voce/material-de-divulgacao/2841-bandeiras-tarifarias-abradee. Acesso em: maio 2015.

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: CC, out. 1988.

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Emenda Constitucional Nº 39, de 19 de dezembro de 2002. Acrescenta o art. 149-A à Constituição Federal (Instituindo contribuição para custeio do serviço de iluminação pública nos Municípios e no Distrito Federal). Brasília: CC, dez. 2002.

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 10.637, de 30 de dezembro de 2002. Dispõe sobre a não-cumulatividade na cobrança da contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), nos casos que especifica; sobre o pagamento e o parcelamento de débitos tributários federais, a compensação de créditos fiscais, a declaração de inaptidão de inscrição de pessoas jurídicas, a legislação aduaneira, e dá outras providências. Brasília: CC, dez. 2002.

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003. Altera a Legislação Tributária Federal e dá outras providências. Brasília: CC, dez. 2003.

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 10.865, de 30 de abril de 2004. Dispõe sobre a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social incidentes sobre a importação de bens e serviços e dá outras providências. Brasília: CC, dez. 2004.

TERESINA. Lei Complementar Nº 3.391 de 30/12/2004. Mantêm a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública – CIP, prevista no Art. 149-A, da Constituição Federal, institui o Fundo Municipal de Iluminação Pública, e dá outras providências. Teresina: dez. 2004.

TOMAZ, Vanessa Sena. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores. Versão para eBook: eBooksBrasil. Disponível em: www.jahr.org. Acesso em: nov. 2016.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

BRITO, D. de S.; DA SILVA, A. J. R. Cálculo de tarifas e tributos incidentes sobre a conta de energia elétrica: uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 154–163, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1546. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1546. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Matemática nos Institutos Federais