Dossiê: Movimentos sociais, Educação Popular e Utopias

As utopias, em sua perspectiva freireana, são modos de estar-sendo-no-mundo que exigem a produção estética e ética do conhecer-existir. A construção do conhecimento é a possibilidade de projetar e buscar no imaginado as redes de significados da existência. É nas utopias que demarcamos a educação popular e as mobilizações e movimentos sociais como lócus privilegiado de pesquisa. Este dossiê busca, assim, reafirmar o compromisso com os que vivem em condição de subalternidade, articulando debates e pesquisas desenvolvidas nesse bojo. Desse modo, presente dossiê contempla trabalhos resultantes de pesquisas teóricas e/ou empíricas cujas temáticas giram em torno de contextos educativos formais e não formais, oportunizando reflexões sobre educação popular, relações étnico-raciais e de gênero.

Profa. Dra. Amanda Motta Castro (FURGS)
Profa. Dra. Elisa Gonsalves Possebon (UFPB)
Prof. Dr. Marcio Caetano (FURG)
Organizadores

Dossier: Social Movements, Popular Education and Utopy 

According to Paulo Freire’s perspective, utopies are ways of being-in-the-world, which require the ethical and aesthetic production of ‘knowing-exist’. The construction of knowledge is the possibility  of  projecting  and seeking in the imagined world a network of meanings. Through utopies, popular education, social movements and mobilizations have been set as a prime research locus. Thus, this special edition aims to re-ensure the commitment to the ones who live in subaltern conditions, bringing together debates and studies carried out within this scope. As a result, it brings together pieces of work resulting from theoretical and empirical research, whose topics revolve around formal and informal educational contexts, giving oportunity to reflections on popular education, racial-ethnic and gender relations.

Prof Dr Amanda Motta Castro (FURGS)
Prof Dr Elisa Gonsalves Possebon (UFPB)
Prof Dr Marcio Caetano (FURG)
Organizers

Dossier: Movimientos Sociales, Educación Popular y Utopías

Las utopías, en su perspectiva freireana, son modos de estar-siendo-en el-mundo que exigen la producción estética y ética del “conocer-existir”. La construcción del conocimiento es la posibilidad de proyectar y buscar en el imaginado las redes de significados de la existencia. Es en las utopías que demarcamos la educación popular y las movilizaciones y movimientos sociales como locus privilegiado de investigación. Este dosier busca, así, reafirmar el compromiso con los que viven en condición de subalternidad, articulando debates e investigaciones desarrolladas en ese seguimiento. De ese modo, el dosier contempla trabajos resultantes de investigaciones teóricas y / o empíricas cuyos temas giran alrededor de contextos educativos formales y no formales, ofreciendo reflexiones sobre la educación popular, las relaciones étnico-raciales y el género.

Profa. Dra. Amanda Motta Castro (FURGS)
Profa. Dra. Elisa Gonsalves Possebon (UFPB)
Prof. Dr. Marcio Caetano (FURG)
Organizadores

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Design da capa: Tiago Caon Ribeiro

Publicado: 2019-07-05