Uma proposta de interatividade hands-on para MCTs a partir de um equipamento automatizado
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n1.a3341Resumo
Resumo: A extinta FUNBEC (Fundação Brasileira para o Ensino de Ciências) comercializava kits educacionais dentre os quais havia um aparelho simples e proveitoso ao estudo qualitativo do modelo cinético dos gases. Visando auxiliar o professor com instigante atividade experimental no assunto, o aparelho constitui-se numa versão cuja demonstração exige o envolvimento de um agente comprometido em realizá-la (educador/estagiário), no sentido de adequar-se a alguém que se habilite em apresentá-la a outrem ao discutir os conceitos envolvidos. Diferenciando-se do ensino tradicional numa concepção de aprendizagem por livre escolha, o presente trabalho estabelece uma reflexão acerca da proposta das interatividades push-button/hand-on para MCTs, e similares, a partir do desenvolvimento de um equipamento automatizado da versão acima comentada. Espera-se assim também contribuir com uma alternativa tecnologia educacional que venha interessar àqueles profissionais atuantes em pequenos e médios Museus e Centros de Ciência, estando em fase inicial de elaboração ou não, e que perseguem a meta de continuamente aprimorarem e ampliarem seus acervos de equipamentos interativos numa perspectiva de entretenimento e simulações.
Palavras-chave: interatividades push-button/hands-on. Proposta de montagem. Experimento interativo. Modelo cinético dos gases. Museu de ciências.
A HANDS-ON INTERACTIVITY PROPOSAL FOR MSTs FROM AUTOMATED EQUIPMENT
Abstract: The extinct FUNBEC (Brazilian Foundation for the Teaching of Sciences) commercialized educational kits among which there was a simple and useful apparatus to the qualitative study of the kinetic model of gases. Aiming to assist the teacher with exciting experimental activity in the subject, the device is a version whose demonstration requires the involvement of an agent committed to perform it (educator / trainee), in the sense of being suitable to someone who qualifies in presentation when discussing the involved concepts. Different from traditional teaching, a conception of learning by free choice, the present work establishes a reflection about the proposal of the push-button/hand-on interactivities for MSTs, and the like, from the development of an automated equipment of the version mentioned above. It is hoped to contribute with an alternative educational technology that will interest those professionals working in small and medium Museums and Science Centers being in the initial stage of elaboration or not, and who pursue the goal of continuously improving and expanding their collections of interactive equipment in a perspective of entertainment and simulations.
Keywords: Push-button/hands-on interactivities. Assembly proposal. Interactive experiment. Kinetic model of gases. Museum of science.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.