Uma proposta de interatividade hands-on para MCTs a partir de um equipamento automatizado

Resumo

Resumo: A extinta FUNBEC (Fundação Brasileira para o Ensino de Ciências) comercializava kits educacionais dentre os quais havia um aparelho simples e proveitoso ao estudo qualitativo do modelo cinético dos gases. Visando auxiliar o professor com instigante atividade experimental no assunto, o aparelho constitui-se numa versão cuja demonstração exige o envolvimento de um agente comprometido em realizá-la (educador/estagiário), no sentido de adequar-se a alguém que se habilite em apresentá-la a outrem ao discutir os conceitos envolvidos. Diferenciando-se do ensino tradicional numa concepção de aprendizagem por livre escolha, o presente trabalho estabelece uma reflexão acerca da proposta das interatividades push-button/hand-on para MCTs, e similares, a partir do desenvolvimento de um equipamento automatizado da versão acima comentada. Espera-se assim também contribuir com uma alternativa tecnologia educacional que venha interessar àqueles profissionais atuantes em pequenos e médios Museus e Centros de Ciência, estando em fase inicial de elaboração ou não, e que perseguem a meta de continuamente aprimorarem e ampliarem seus acervos de equipamentos interativos numa perspectiva de entretenimento e simulações.

Palavras-chave: interatividades push-button/hands-on. Proposta de montagem. Experimento interativo. Modelo cinético dos gases. Museu de ciências.

 

A HANDS-ON INTERACTIVITY PROPOSAL FOR MSTs FROM AUTOMATED EQUIPMENT

Abstract: The extinct FUNBEC (Brazilian Foundation for the Teaching of Sciences) commercialized educational kits among which there was a simple and useful apparatus to the qualitative study of the kinetic model of gases. Aiming to assist the teacher with exciting experimental activity in the subject, the device is a version whose demonstration requires the involvement of an agent committed to perform it (educator / trainee), in the sense of being suitable to someone who qualifies in presentation when discussing the involved concepts. Different from traditional teaching, a conception of learning by free choice, the present work establishes a reflection about the proposal of the push-button/hand-on interactivities for MSTs, and the like, from the development of an automated equipment of the version mentioned above. It is hoped to contribute with an alternative educational technology that will interest those professionals working in small and medium Museums and Science Centers being in the initial stage of elaboration or not, and who pursue the goal of continuously improving and expanding their collections of interactive equipment in a perspective of entertainment and simulations.

Keywords: Push-button/hands-on interactivities. Assembly proposal. Interactive experiment. Kinetic model of gases. Museum of science.

Biografia do Autor

Osmar Henrique Moura Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
FÍSICO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA E INSTRUMENTAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DO DEPTO DE FÍSICA DA UEL. DOUTOR EM EDUCAÇAO PARA A CIÊNCIA PELA UNESP/BAURU.
Carlos Eduardo Laburú, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
PROFESSOR ASSOCIADO C DO DEPTO DE FÍSICA DA UEL. DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA USP-SP.
Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino.
Doutorado em Educação, linha de concentração em Ensino de Ciências e Matemática, pela FE-USP.
Publicado
2019-07-05