As cotas raciais para negros/as na FURG e o longo caminho da (des) igualdade
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n1.a3395Resumo
Resumo: A implementação da política de cotas raciais nas Universidades públicas do Brasil visa à correção de desigualdades a grupos que historicamente foram discriminados e que ainda hoje carecem de políticas de caráter inclusivo para proporcionar o acesso mais igualitário ao Ensino Superior. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar o histórico da lei de nº 12.711/2012 para negros/as na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), expondo os desafios no decorrer de sua execução e as pressões do Movimento Negro municipal para sua realização, através do horizonte e epistemologia da Educação Popular. A pesquisa realizada classifica-se como descritiva. Foi traçada a trajetória das cotas raciais para a população negra na FURG e a necessidade de implementação da banca de verificação do fenótipo dos candidatos. Conclui-se que este programa de cotas raciais na universidade vem amadurecendo de forma positiva e que esta política de ação afirmativa vem contribuindo de forma significativa para o acesso destes sujeitos negros/as que de fato são portadores do direito da lei de cotas raciais.
Palavras-chave: Cotas raciais. Movimento Negro. FURG. (Des) igualdade.
LAS CUOTAS RACIALES PARA NEGROS/AS EN LA FURG Y EL LARGO CAMINO DE (DES) IGUALDAD
Resumen: La aplicación de la política de cuotas raciales en las universidades públicas de Brasil tiene como objetivo corregir las desigualdades a los grupos que históricamente han sido discriminados y que todavía carecen de políticas inclusivas para proporcionar más acceso a la educación superior. En este sentido, este artículo pretende analizar la historia de la ley de nº 12.711/2012 para los negros en la Universidad Federal de Río Grande (FURG), exponiendo los retos en el transcurso de su ejecución y las presiones del movimiento municipal negro para su realización, a través del horizonte y la epistemología de la educación popular. La investigación realizada se clasifica como descriptiva. La trayectoria de las cuotas raciales se remonta a la población negra en FURG y la necesidad de implementar el Banco de pruebas para el fenotipo de los candidatos. Se concluye que este programa de cuotas raciales en la Universidad está madurando positivamente y que esta política de acción afirmativa ha contribuido significativamente al acceso de estos sujetos negros/aquellos que en realidad son portadores de la ley de cuotas raciales.
Palabras-clave: Cuotas raciales. Movimiento Negro. FURG. (Des) igualdad.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.