Produção autoral de tecnologias sociais por investigação-ação-participação no ensino de ciências

Resumo

Resumo: O artigo objetiva analisar três projetos voltados ao uso de tecnologias que modelam situações-problema a partir de fenômenos sociocomunitários, relacionados ao conhecimento humano, compreendidos por variáveis socioculturais, ideológicas e de relações de poder. Para as devidas análises, propõem-se a aplicação de uma metodologia pedagógica que trabalha a partir das seguintes categorias:  a) investigação de problemas sociocomunitários; b) ação orientada para um problema-solução selecionado nos/por coletivos sociais; e c) participação social do produto, artefato ou fenômeno tecnológico provocado pela autoria de estudantes. Dessas análises, adveio a comprovação de que a autoria é algo construído historicamente e, no que tange a espaços escolares, tem em vista uma perspectiva crítica e discursiva, elementos fundantes da Educação CTS. A importância de pesquisas e estudos na mobilização de processos pedagógicos profissionais para a produção autoral de tecnologias anuncia que se está em meio a um grande desafio no campo educacional e, notadamente, no campo do ensino de ciências.

Palavras chave: Educação CTS. Tecnologia Social. Investigação-Ação-Participação. Ensino de ciências.

 

AUTHORAL PRODUCTION OF SOCIAL TECHNOLOGIES BY INVESTIGATION-ACTION-PARTICIPATION IN SCIENCE TEACHING

Abstract: The article aims to analyze three projects focused on the use of technologies that model problem situations based on socio-community phenomena, understood by sociocultural, related to human knowledge, ideological and power relations’ variables. For the appropriate analyzes, the application of a pedagogical methodology that works from the following categories is proposed: a) investigation of socio-communitarian problems; b) action oriented to a solution problem selected in / by social collectives; and, c) social participation of the product, artifact or technological phenomenon caused by the authorship of students. From these analyzes, came the proof that authorship is something historically constructed and,   regarding school spaces, has in view a critical and discursive perspective, founding elements of CTS Education. The importance of researches and studies in the mobilization of professional pedagogical processes for the authorial production of technologies announces that one is in the middle of a great challenge in the educational field, and especially in the field of science teaching. 

Keywords: CTS Education. Technology. Research-Action-Participation. Science Teaching.

 

Biografia do Autor

Paula Simone Busko, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC); Mestre em Educação e Formação - História, Política e Gestão das Instituições Escolares (UNISANTOS-SP); Especialização em Educação Ambiental e Especialização em Marketing; Graduação em Comunicação Social: ênfase Jornalismo (UniFMU-SP). Participação em Grupos de Pesquisa da UFSC: DICITE (Discursos da Ciência e Tecnologia) e Literaciências (Literatura,, Decolonialidade e Ensino de Ciências). 

Roberth Jesus De-Carvalho, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA, 1996). Master en Pedagogia Profesional pelo Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional "Hector Alfredo Pineda Zaldívar" (ISPETP, 2000). Especialista em Gestão Tecnológica e Inovação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAP, 2002). Mestre em Educação com título revalidado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2006), através da Resolução nº 2933/CEPE/UECE, 06/06/2006. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2017). Participo de grupos de estudos e pesquisas de caráter multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo: DiCiTE - Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação; e, do grupo Literaciências, que se concentra no uso de literaturas atemporais na Educação em Ciências. Atuo, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Linguagens e Ensino; Educação, linguagens e discursos CTS; Educação em Ciências; Literatura no Ensino de Ciências; Formação de professores em Ciências.
Publicado
2019-07-05