“Se eu não tivesse casado, eu não tinha parado de estudar”: desafios para igualdade de gênero no acesso à educação de jovens e adultos do campo à cidade
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v8.n1.a3373Resumo
Resumo: O presente artigo pretende fazer uma provocação acerca das relações de gênero no acesso à educação, a partir do contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município de Triunfo, sertão de Pernambuco - Brasil, através de uma problematização realizada junto aos estudantes da EJA Regular e Campo em duas escolas públicas. Optou-se pela realização de grupos focais com o apoio de metodologias participativas, tais como a “chuva de ideias” e a “árvore de problemas” para observar as reações dos sujeitos envolvidos, registrar as falas e comportamentos, e analisar as interações entre as/os participantes. Esta reflexão vai demonstrar que mesmo com alguns avanços no acesso das mulheres à educação no Brasil, jovens e adultas(os) da EJA apontam que as desigualdades de gênero somadas às dificuldades de mobilidade, ainda são obstáculos concretos vivenciados pelas mulheres rurais e urbanas, dificultando os caminhos até à escola.
Palavras-chave: Desigualdade de Gênero. Educação do Campo. EJA
IF I HADN'T MARRIED, I WOULDN’T HAVE QUIT SCHOOL: CHALLENGES IN GENDER EQUALITY IN THE ACCESS TO YOUTH AND ADULT EDUCATION FROM THE COUNTRYSIDE TO THE CITY
Abstract: The present article intends to foster a discussion on gender relations regarding access to education, focusing on the context of the Adult and Youth Educational Program (EJA), in the city of Triunfo (PE), hinterland of Pernambuco – Brazil. The objective was reached through the problematizing of gender and access to education amongst Regular and Countryside EJA students carried out in two public schools. Focal groups’ discussionstook place with the support of participative methodologies, such as "brainstorming" and "problematizing trees" to observe the reactions of the actors involved, record the speeches and behaviors, and analyze participants’ interactions. The thoughts and analytical data portrayed here will show that even with some advances in women's access to education in Brazil, Young and Adult students, both female and male, point out that gender inequalities, coupled with access to schools and mobility issues, are still concrete obstacles experienced by rural and urban women today.
Keywords: Gender inequality. Countryside Education. EJA.
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