A não equivalência entre os preços-sombra e as variáveis duais
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2024v10iespecialid7051Palavras-chave:
dualidade, interpretação econômica, preços-sombra, programação linear, solução ótima degeneradaResumo
No contexto da interpretação econômica aplicada a problemas de programação linear, explora-se o conceito de preço-sombra associado à i-ésima restrição, indicando a variação na função-objetivo quando o recurso b_i dessa restrição é modificado em uma unidade. Esse impacto se reflete na i-ésima variável dual w_i. Em problemas com solução ótima primal não degenerada, há uma relação estabelecida entre o preço-sombra da i-ésima restrição e a i-ésima variável dual w_i. Contudo, em cenários de solução degenerada, essa relação pode ser inválida. O propósito deste estudo é realizar uma análise detalhada dessa dinâmica e apresentar duas metodologias para calcular os preços-sombra corretos em problemas de programação linear com solução ótima primal degenerada. Utilizando como exemplo um problema proposto por Strum (1969) que apresenta solução degenerada, demonstra-se a não equivalência entre solução dual e preço-sombra. No final, é determinado os preços-sombra corretos do problema, empregando as estratégias delineadas no artigo.
Downloads
Referências
AKGÜL, M. A Note on Shadow Prices in Linear Programming. Journal of the Operational Research Society, [S. l.], v. 35, n. 5, p. 425-431, 1984. DOI: https://doi.org/10.1057/jors.1984.83.
GAL, T. Shadow prices and sensitivity analysis in linear programming under degeneracy. Operations Research Spektrum, [S. l.], v. 8, p. 59-71, 1986. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01719736.
STRUM, J. E. Note on ``Two-Sided Shadow Prices. Journal of Accounting Research, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 160-162, 1969. DOI: https://doi.org/10.2307/2490273.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.