A Engenharia Didática como metodologia para a construção do conceito de área no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id7404Palavras-chave:
Engenharia Didática, Etnomatemática, GeoGebra, geometria plana, sequência didáticaResumo
Este trabalho tem o objetivo de desenvolver os conceitos de áreas de figuras planas por meio de uma sequência didática norteado pela metodologia da Engenharia Didática tendo como variáveis globais o GeoGebra, a história da matemática e a cultura local relacionada à produção artesanal do filé. A sequência é composta por quatro problemas que foram elaborados de acordo com análises de livros didáticos e aplicação de uma atividade diagnóstica. Aplicou-se uma atividade prática que tem por objetivo relacionar a matemática formal com a matemática intuitiva praticada na Etnomatemática usando conhecimentos utilizados por artesãos.
Downloads
Referências
AGUIAR, Rafael Hamilton de S. A matemática descrita no Papiro de Rhind. Orientador: Sinval Braga de Freitas. 2012. 26 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Matemática) – Universidade Católica de Brasília, Brasilia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1315. Acesso em: 20 dez. 2024.
BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. 512 p.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1987.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a08v31n1.pdf. Acesso em: 1 dez. 2023.
GERDES, P. Etnomatemática: cultura, matemática, educação. Moçambique: ISP, 1989.
GERDES, Paulus. Etnogeometria: Cultura e o despertar do pensamento geométrico. Reedição. Moçambique: Instituto Superior de Tecnologias e de Gestão, 2012.
MACHADO, S. D. A. Engenharia Didática. In: MACHADO, S. D. A. (org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodolfo dos Santos Silva, Vanio Fragoso de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.