Análise da estratégia de Resolução de Problema nas operações de multiplicar com estudantes do 6º ano

Autores

  • Verônica de Oliveira Magalhães Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), Boa Vista, RR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3164-5445
  • Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória Universidade Federal de Roraima, Colégio de Aplicação (UFRR/CAP), Boa Vista, RR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9518-1929
  • Héctor José García Mendoza Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, RR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0346-8464

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6741

Palavras-chave:

teoria da atividade, ensino problematizador, atividade de situações problema discente, operações de multiplicar

Resumo

Objetiva-se neste artigo analisar a estratégia de Resolução de Problema nas operações de multiplicar fundamentado na teoria da Situações Problema Discente com estudantes do 6º ano da Escola Estadual Camilo Dias, no município de Boa Vista, Roraima. A pesquisa está baseada na Teoria Histórico-Cultural da Atividade no ensino problematizador de Majmutov. Foi aplicado um diagnóstico como forma de avaliar o nível de partida dos estudantes em relação aos conceitos multiplicativos, a fim de entender a consolidação do processo formativo de ensino e aprendizagem deles. Utilizando procedimentos metodológicos qualitativos com 13 estudantes, os resultados permitem uma reflexão em relação aos propósitos planejados, buscando-se observar o enfoque do ensino problematizador e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Verônica de Oliveira Magalhães, Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), Boa Vista, RR, Brasil

Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória, Universidade Federal de Roraima, Colégio de Aplicação (UFRR/CAP), Boa Vista, RR, Brasil

Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, RR, Brasil

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

MAGALHÃES, V. de O.; Villória E. K. F. de S.; MENDOZA, H. J. G. Análise da estratégia de Resolução de Problema nas operações de multiplicar com estudantes do 6º ano. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 10, n. 1, p. e2007, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i1id6741. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6741. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática