Análise da estratégia de Resolução de Problema nas operações de multiplicar com estudantes do 6º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6741

Palavras-chave:

teoria da atividade, ensino problematizador, atividade de situações problema discente, operações de multiplicar

Resumo

Objetiva-se neste artigo analisar a estratégia de Resolução de Problema nas operações de multiplicar fundamentado na teoria da Situações Problema Discente com estudantes do 6º ano da Escola Estadual Camilo Dias, no município de Boa Vista, Roraima. A pesquisa está baseada na Teoria Histórico-Cultural da Atividade no ensino problematizador de Majmutov. Foi aplicado um diagnóstico como forma de avaliar o nível de partida dos estudantes em relação aos conceitos multiplicativos, a fim de entender a consolidação do processo formativo de ensino e aprendizagem deles. Utilizando procedimentos metodológicos qualitativos com 13 estudantes, os resultados permitem uma reflexão em relação aos propósitos planejados, buscando-se observar o enfoque do ensino problematizador e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes.

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Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

MAGALHÃES, Verônica de Oliveira; Villória Eugênia Karla Ferreira de Sousa; MENDOZA, Héctor José García. Análise da estratégia de Resolução de Problema nas operações de multiplicar com estudantes do 6º ano. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 10, n. 1, p. e2007, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i1id6741. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6741.. Acesso em: 21 dez. 2024.

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