Comparação entre modelos de previsão de demanda: estudo de caso de um restaurante de comida japonesa
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1293Palavras-chave:
Previsão Demanda, Estoque, Modelos de PrevisãoResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar os modelos de previsão aplicados em um restaurante de comida japonesa onde foram encontrados níveis significativos de tendência e sazonalidade. Trata-se de um estudo de caso cujo período de observação foi delimitado entre abril e setembro de 2015. O estudo é o primeiro passo para a gestão dos estoques e partiu da classificação ABC para verificar qual produto deveria ter maior atenção. Foram testados os métodos das Médias, Amortecimento Exponencial, Amortecimento Exponencial de Holt, Amortecimento Exponencial de Winters e Métodos de Box e Jenkins. Para validação dos métodos foram utilizados os testes de Erro Absoluto Médio Percentual (EAMP) e Desvio Absoluto Médio (DAM). Ao término dos testes, verificou-se que o Método de Amortecimento Exponencial para séries com Tendência e Sazonalidade de Winters foi o mais indicado para a série temporal em questão.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento e controle da Produção. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008.
CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Estratégia, planejamento e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Estratégia; planejamento e operações. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Atlas, 2006.
DIAS, M. A. P. Administração de Materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 1993.
MAKRIDAKIS, S.; WHEELWRIGHT, S. C.; HYNDMAN, R. J. Forecasting: methods and applications. 3. ed. New York: John Wiley, 1998.
MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MORETTIN, P. A.; TOLOI, C. M. Análise de Séries Temporais. São Paulo: Edgar Blucher, 2006.
PELLEGRINI, F. R.; FOGLIATTO, F. S. Estudo comparativo entre os modelos de Winters e de Box-Jenkins para previsão de demanda sazonal. Revista Produto & Produção, Porto Alegre, v. 4, n. especial, p. 72-85, abr. 2000.
PELLEGRINI, F. R.; FOGLIATTO, F. S. Passos para implantação de sistemas de previsão de demanda: técnicas e estudo de caso. Revista Produção, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 43-64, 2001.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.
STOCK, James H. Econometria. São Paulo: Addison Wesley, 2004.
TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
TZU, Sun. A Arte da Guerra. Trad. COTRIM, Ana Aguiar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
ZORZO, Adalberto. Gestão de Produtos e Operações. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de acesso aberto: A REMAT é uma revista de acesso aberto, o que implica que todo o seu conteúdo está acessível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os leitores têm permissão para visualizar, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, bem como usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem a necessidade de solicitar autorização prévia da revista ou dos autores. Essa declaração alinha-se com a definição de acesso aberto estabelecida pela Budapest Open Access Initiative (BOAI).