Comparação entre modelos de previsão de demanda: estudo de caso de um restaurante de comida japonesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1293

Palavras-chave:

Previsão Demanda, Estoque, Modelos de Previsão

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar os modelos de previsão aplicados em um restaurante de comida japonesa onde foram encontrados níveis significativos de tendência e sazonalidade. Trata-se de um estudo de caso cujo período de observação foi delimitado entre abril e setembro de 2015. O estudo é o primeiro passo para a gestão dos estoques e partiu da classificação ABC para verificar qual produto deveria ter maior atenção. Foram testados os métodos das Médias, Amortecimento Exponencial, Amortecimento Exponencial de Holt, Amortecimento Exponencial de Winters e Métodos de Box e Jenkins. Para validação dos métodos foram utilizados os testes de Erro Absoluto Médio Percentual (EAMP) e Desvio Absoluto Médio (DAM). Ao término dos testes, verificou-se que o Método de Amortecimento Exponencial para séries com Tendência e Sazonalidade de Winters foi o mais indicado para a série temporal em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Barboza da Cruz, Faculdade Machado Sobrinho (FMS), Juiz de Fora, MG

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Fundação Educacional Machado Sobrinho (2015). Atualmente é administrador de redes da Fundação Educacional Machado Sobrinho, fundador e diretor executivo - CompTech, curso extensão da Faculdade Machado Sobrinho e professor física do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: excel, linux, computação, carona e access.

Referências

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento e controle da Produção. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Estratégia, planejamento e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Estratégia; planejamento e operações. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Atlas, 2006.

DIAS, M. A. P. Administração de Materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 1993.

MAKRIDAKIS, S.; WHEELWRIGHT, S. C.; HYNDMAN, R. J. Forecasting: methods and applications. 3. ed. New York: John Wiley, 1998.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MORETTIN, P. A.; TOLOI, C. M. Análise de Séries Temporais. São Paulo: Edgar Blucher, 2006.

PELLEGRINI, F. R.; FOGLIATTO, F. S. Estudo comparativo entre os modelos de Winters e de Box-Jenkins para previsão de demanda sazonal. Revista Produto & Produção, Porto Alegre, v. 4, n. especial, p. 72-85, abr. 2000.

PELLEGRINI, F. R.; FOGLIATTO, F. S. Passos para implantação de sistemas de previsão de demanda: técnicas e estudo de caso. Revista Produção, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 43-64, 2001.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

STOCK, James H. Econometria. São Paulo: Addison Wesley, 2004.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

TZU, Sun. A Arte da Guerra. Trad. COTRIM, Ana Aguiar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

ZORZO, Adalberto. Gestão de Produtos e Operações. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

CRUZ, A. B. da. Comparação entre modelos de previsão de demanda: estudo de caso de um restaurante de comida japonesa. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 180–197, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1293. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1293. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática Pura e/ou Aplicada