Dossiê: Tecnologias Aplicadas ao Ensino Não Presencial

As tecnologias educacionais são concebidas como subsídios e/ou técnicas empregados com a intenção de facilitar o processo de ensino e de aprendizagem. Nesse grupo, podemos incluir, desde os recursos tradicionais, como quadro e giz, até os recursos da informática, como o projetor multimídia, e da internet, como os ambientes virtuais de aprendizagem. Não podemos nos esquecer, também, do papel das mídias na educação, que podem tornar o ensino mais atrativo, capaz de melhorar o desempenho educacional. Tratando especificamente do ensino não presencial, as tecnologias ganham uma importância ainda maior; tornam-se, assim, um grande aliado à educação por revigorarem as noções tradicionais de tempo e espaço, que passam a existir sob outras perspectivas. Sabemos que a Internet apresenta bons subsídios ao ensino não presencial, como wiki, blog, webquest, Moodle, porém não podemos nos limitar à internet e à informática. Nesse contexto, propomos o dossiê “Tecnologias aplicadas ao ensino não presencial”, vinculado à #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, o qual traz, por meio dos oito artigos aqui presentes, novas pesquisas relacionadas à educação a distância.

Prof. Dr. Alexandre Jesus da Silva Machado (IFRS)
Profa. Dra. Angélica Conceição Dias Miranda (FURG)
Organizadores

Dossier: Technologies Applied to Non-Presence Education

The educational technologies are conceived as basis and/or used to ease learning and teaching processes. Among them, traditional tools, like black board and chalk, are included, as well as informatic tools, like multimedia projector, and Internet tools, like virtual learning environment. It’s important not to forget the role of media in education, which can become teaching more attractive and improve educational performance. Specifically in non-presential teaching, technology importance becomes bigger; it’s a valuable ally for education because new technologies reinvigorate traditional time and space ideas, which start existing under other views. The Internet offers good tools to non-presential teaching, like wiki, blog, webquest, Moodle, despite internet and informatics are not enough for that. In this context, the dossiê “Technologies applied to non-presential teaching”, from #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, which brings in these eight papers emerging research topics on distance education.

Prof. Dr. Alexandre Jesus da Silva Machado (IFRS)
Prof. Dr. Angélica Conceição Dias Miranda (FURG)
Organizers

Dossier: Tecnologías Aplicadas a la Educación No Presencial

Las tecnologías educacionales son concebidas como subsidios y/o técnicas empleados con la intención de facilitar el proceso de enseñanza y de aprendizaje. En ese grupo, podemos incluir, desde los recursos tradicionales, como pizarra y tiza, hasta los recursos de la informática, como el proyector multimedia, y del internet, como los ambientes virtuales de aprendizaje. No nos podemos olvidar, también, del rol de las medias en la educación, que pueden tornar la enseñanza  más atractiva, capaz de
mejorar la performance educacional. Tratando específicamente de la enseñanza no presencial, las tecnologías ganan una importancia aún mayor; tornándose, así, un gran aliado a la educación por renovar las nociones tradicionales de tiempo y espacio, que pasan a existir bajo otras perspectivas. Sabemos que el Internet presenta buenos subsidios a la enseñanza no presencial, como wiki, blog, webquest, Moodle; sin embargo, no podemos limitarnos al internet  y a la informática. En ese contexto, proponemos el dossier “Tecnologías aplicadas a la enseñanza no presencial”, vinculado a  #Tear: Revista de Educación, Ciencia y Tecnología, que trae, por medio de ocho artículos, las nuevas investigaciones relacionadas a la educación a la distancia.

Prof. Dr. Alexandre Jesus da Silva Machado (IFRS)
Prof. Dr. Angélica Conceição Dias Miranda (FURG)
Organizadores

Publicado: 2013-12-06