Avaliação na educação a distância do IFPR: um caminho em construção

Autores

  • Sandra Terezinha Urbanetz IFPR
  • Michele Simonian IFPR

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1814

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo socializar a caminhada percorrida no que se refere a processos avaliativos na Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A perspectiva avaliativa apresentada centra-se no entendimento da avaliação como processo global e processual visando principalmente à possibilidade de resolução dos problemas surgidos no transcorrer dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação ofertados. Os percursos avaliativos no campus têm-se debruçado sob a dimensão didático-pedagógica em: Avaliação da aprendizagem; Avaliação do material didático; e Avaliação do sistema de tutoria. Nessas dimensões, são apresentadas as ações de cada um dos sujeitos do processo de forma a contemplar a ação integrada e multidisciplinar dos profissionais que atuam na modalidade a distância, bem como o seu papel no fazer e refletir sobre a avaliação na referida modalidade. Para esse debruçar-se, são utilizados os Referenciais de qualidade para Educação a Distância do Ministério da Educação, Preti (2010), Alonso (2005), Barreto (2008) e Rios (2002). Assim sendo, tem-se buscado os elementos fundamentais que possam articular ações pedagógicas efetivas, avaliando constantemente o processo de aprendizagem do estudante, os instrumentos e procedimentos utilizados, as proposições realizadas, enfim, buscando a permanente avaliação do processo como um todo e instituindo práticas de avaliação quanto aos projetos de cursos, aos processos de ensino, aprendizagem, de uso de tecnologias educacionais pelos professores e pelos estudantes, bem como os produtos oriundos das formações ofertadas.

Palavras-chave: Educação a Distância. Avaliação. Aprendizagem. Tutoria. Material Didático.

 

EVALUATION IN E-LEARNING OF FEDERAL INSTITUTE OF PARANÁ: A PATH UNDER CONSTRUCTION

Abstract: This article aims to socialize walking distances in relation to the evaluation processes in Distance Education from the Federal Institute of Paraná (IFPR). The evaluative perspective presented focuses on the understanding of evaluation as a global process and procedural targeting mainly the possibility of solving problems that arise during the course of the technical courses, higher and postgraduate offered. The paths evaluative on campus have been addressing in the didactic-pedagogical dimension, in the following dimensions: evaluation of learning, assessment and evaluation of the teaching material of the tutoring system. These dimensions are given shares of each of the subjects of the process in order to accommodate the integrated and multidisciplinary professionals working in distance as well as their role in making and reflect on the assessment in that mode. For this look into the benchmarks are used for quality distance education the Ministry of Education, Preti (2010), Alonso (2005), Barreto (2008) and Rios (2002). Therefore, we have sought the fundamental elements that can articulate effective pedagogical actions, constantly evaluating the process of student learning, the instruments and procedures used, the propositions made??, finally, seeking permanent evaluation process as a whole. Instituting assessment practices regarding projects courses, the processes of teaching, learning, use of educational technology by teachers and students, as well as products from the training offered.

Keywords: Distance Education. Evaluation.Learning.Tutoring. Courseware.

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Biografia do Autor

Sandra Terezinha Urbanetz, IFPR

Educação

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Publicado

2013-12-06

Como Citar

URBANETZ, S. T.; SIMONIAN, M. Avaliação na educação a distância do IFPR: um caminho em construção. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 2, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n2.a1814. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1814. Acesso em: 16 abr. 2024.