História da matemática & tecnologias da informação e comunicação: uma experiência semipresencial cooperativa na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1804Resumo
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) sugerem cada vez mais possibilidades para o ensino de Matemática. A proposta desse texto é apresentar uma pesquisa que envolve desde a elaboração, criação e implantação de uma comunidade de prática com alunos da graduação em licenciatura em Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Caxias do Sul, que ocorreu durante a realização da disciplina de História da Matemática, no ano de 2012. A metodologia de pesquisa utilizada para o encaminhamento da proposta é a qualitativa, através da qual foi previamente elaborado um desenho de pesquisa que possibilitou aos pesquisadores especificar os objetivos e procedimentos a serem assumidos durante a execução da proposta. Através do conceito de cooperação proposto por Piaget, analisamos a produção dos alunos envolvidos na pesquisa, procurando justificar seu desenvolvimento na construção do conhecimento envolvido. A coleta de dados, no decorrer da pesquisa, consistiu em observações feitas durante as aulas presenciais, aplicação de questionários, participação nos fóruns de discussão e relacionamento com o ambiente virtual. Ao final, procuramos mostrar que o uso das TIC juntamente com a cooperação entre os sujeitos envolvidos possibilitou o surgimento e manutenção de uma comunidade de prática, onde os alunos participaram ativamente da construção do conhecimento.
Palavras-chave: Ambiente virtual. Cooperação. Comunidade de prática. Educação matemática. Formação de professores.
HISTORY OF MATHEMATICS & INFORMATION TECHNOLOGY AND COMMUNICATION: AN EXPERIMENT IN COOPERATIVE BLENDED TEACHER
Abstract: Information technology and communication (ICT) increasingly suggest possibilities for teaching mathematics. The purpose of this paper is to present research that involves everything from the design, creation and implementation of a community of practice with students of undergraduate degree in mathematics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, Caxias do Sul campus, that occurred during the course of the discipline of history of mathematics in 2012. The research methodology used for forwarding the proposal is qualitative, which was previously developed a research design that enabled the researchers to specify the objectives and procedures to be undertaken during the implementation of the proposal. Through the concept of cooperation proposed by Piaget, we analyzed the production of the students involved in research seeking to justify its development in the construction of knowledge involved. Data collection during the research consisted of observations made during class meetings, questionnaires; participate in discussion forums and relationship with the virtual environment. At the end, we show that the use of ICT together with cooperation between those involved enabled the emergence and maintenance of a community of practice, where students actively participated in the construction of knowledge.
Keywords: Virtual environment. Cooperation. Community of practice. Mathematics education. Teacher training.
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