A relação entre o uso da tecnologia em um curso de inglês on-line e a (in)satisfação dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1802Resumo
Resumo: Este artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi verificar se existe uma relação direta entre o índice de evasão e a tecnologia de informação e de comunicação utilizada em cursos a distância, conforme afirmam Maia, Meirelles e Pela (2004). Para tanto, esta pesquisa analisa dados coletados em um questionário aplicado a 65 participantes que cancelaram suas matrículas entre 2012/2013 em um curso de língua inglesa a distância, oferecido por uma instituição militar aos seus servidores e familiares. No instrumento, buscou-se observar, em especial, se as ferramentas tecnológicas usadas no curso contam a favor de sua qualidade ou se são um fator que contribui para a evasão dos alunos. Os achados indicam que a maioria dos participantes considera que o acesso ao site do curso e as ferramentas de suporte ao aprendizado (tira-dúvidas, boletim do aluno, dicionário, tradutor, e editor de texto) são de fácil utilização. Contudo, a ferramenta que possibilita o único momento de interação entre alunos, ou seja, a sala chat de voz na qual acontecem as aulas de conversação, foi avaliada como de difícil utilização por 27% dos participantes. O estudo conclui que em apenas quatro casos as dificuldades tecnológicas contribuem para a decisão final de o aluno cancelar o curso. Portanto, fatores de ordem pessoal como falta de tempo, questões financeiras ou situações familiares e de trabalho ainda são os maiores responsáveis pela evasão no curso em questão.
Palavras-chave: Educação a distância. Ensino de línguas. Evasão. Tecnologia.
THE RELATION BETWEEN THE USE OF TECHNOLOGY IN AN ONLINE ENGLISH COURSE AND THE STUDENTS’ (DIS)SATISFACTION
Abstract: This paper aims checking whether there is a direct relation between dropout rates and the use of information and communication technologies in distance education courses, as stated by Maia, Meirelles e Pela (2004). In order to do this, this study analyses the answers to a 2012/2013 survey addressed to 65 students who cancelled their enrollment to an online English course offered by a military institution to its personnel and their relatives. The survey questions were designed to understand whether the technological tools count in favor of the course quality or whether they are a contributing factor to students’ dropout. The findings indicate that most students consider the access to the course site and to the tools that support learning easy to use. However, the Virtual Learning Environment (VLE) that enables the interaction between students, i.e. the voice chat room for conversation classes, was evaluated as difficult to use by 27% of the participants. The study concludes that the technological difficulties, and therefore some level of dissatisfaction with the course in its technical aspects, are responsible for the final decision of only four students to cancel their courses. Therefore, factors associated with personal circumstances are still the main reason for the students to drop out from this course.
Keywords: Distance education. English language Teaching. Dropping-out. Technology.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.