A teleaula em questão

Autores

  • Luís Cláudio Dallier Saldanha UNISEB

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1812

Resumo

Resumo: Este artigo analisa o modelo da teleaula na Educação a Distância, a partir da caracterização de formatos de teleaula e da identificação das possibilidades e ambiguidades da linguagem audiovisual em processos de ensino e aprendizagem que se valem de tecnologias digitais. Para isso, apontam-se os riscos e desafios da apropriação da linguagem audiovisual e dos recursos próprios da comunicação de massa na mediação pedagógica. Por outro lado, também, são apresentadas as potencialidades da teleaula e examinados os recursos que contribuem para a comunicação docente e a aprendizagem no contexto das novas mídias digitais.

Palavras-chave: Educação a distância. Teleaula. Mídias digitais.

 

TELECLASS IN QUESTION

Abstract: Teleclass Model Analysis in Distance Education, starting from the characterization of teleclass formats and the identification of possibilities and ambiguities of audiovisual language within teaching and learning processes that make use of digital technologies. The risks and challenges of audiovisual language ownership are pointed out and resources belonging to mass communication in pedagogical mediation. The potential resources concerning teleclasses are also presented and examined which contribute for professor communication and learning in the new digital media context.

Keywords: Distance education. Teleclass. Digital medias.

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Biografia do Autor

Luís Cláudio Dallier Saldanha, UNISEB

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Titular do Centro Universitário UniSEB e membro do Grupo ALPHA-FE/USP.

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Publicado

2013-12-06

Como Citar

DALLIER SALDANHA, L. C. A teleaula em questão. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 2, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n2.a1812. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1812. Acesso em: 19 abr. 2024.