O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1810Resumo
Resumo: O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (PEAD), ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora.
Palavras-chave: Formação de Professores. Capital Lingüístico. Educação a Distância
DEVELOPMENT OF LINGUISTIC AND SYMBOLIC CAPITAL IN THE PROCESS OF TEACHING
Abstract: The text addresses the learning of teachers-students of a course of Distance Education in the aspect of language development and symbolic use of this linguistic instrumental in changing power relations that operate within the school. The analysis was based on clipping excerpts activity Memorial held at the end of the first semester of course Licenciatura em Pedagogia a Distância: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (PEAD), illustrating the first impressions of the transformations in the school by the new identity university and the theoretical appropriation which provides greater security in making positions in pedagogical discussions. Finally, the article points out one of the factors that help this linguistic development, and the tutor an important role in this discursive learning orientation using a non-directive method that favors the incorporation of an academic habitus and enunciative position.
Keywords: Teacher Education - Linguistic Capital - Distance Education
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.