O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente

  • Renato Avellar de Albuquerque IFRS - Câmpus Porto Alegre
  • Marie Jane Soares Carvalho UFRGS

Resumo

Resumo: O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (PEAD), ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora.

Palavras-chave: Formação de Professores. Capital Lingüístico. Educação a Distância

 

DEVELOPMENT OF LINGUISTIC AND SYMBOLIC CAPITAL IN THE PROCESS OF TEACHING

Abstract: The text addresses the learning of teachers-students of a course of Distance Education in the aspect of language development and symbolic use of this linguistic instrumental in changing power relations that operate within the school. The analysis was based on clipping excerpts activity Memorial held at the end of the first semester of course Licenciatura em Pedagogia a Distância: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (PEAD), illustrating the first impressions of the transformations in the school by the new identity university and the theoretical appropriation which provides greater security in making positions in pedagogical discussions. Finally, the article points out one of the factors that help this linguistic development, and the tutor an important role in this discursive learning orientation using a non-directive method that favors the incorporation of an academic habitus and enunciative position.

Keywords: Teacher Education - Linguistic Capital - Distance Education

Biografia do Autor

Renato Avellar de Albuquerque, IFRS - Câmpus Porto Alegre
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Especialização em Educação com ênfase em EAD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em Educação na linha de EAD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência no ensino e na pesquisa da área de História. Professor da rede municipal de Canoas, técnico em assuntos educacionais no IFRS câmpus Porto Alegre e professor Bolsista do curso de Pedagogia pelo programa PARFOR.
Marie Jane Soares Carvalho, UFRGS
Doutora em Educação/UFRGS (1999). Estágio de Doutorado na University of Toronto (1997). Pós-Doutorado-UNED/Madrid. (2012). Graduação em Pedagogia (1982). Mestre em Educação (1990). Professora Associada no Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação/UFRGS. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e Informática na Educação (PPGIE). Coordenadora do Centro de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (FORPROF/UFRGS). Coordenação do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação (NETE/UFRGS). Participa como membro de outros dois grupos CNPq: Inclusão Digital (UPF) e Tempo Sociedade (UFMG). Trabalhou na Coordenação Pedagógica e Vice-coordenação geral do Curso de Pedagogia na modalidade a distância (PEAD 2005-2010). Trabalha com linhas de pesquisa em: Currículo e Educação a Distância. Arquiteturas Pedagógicas. Estudos da cibercultura. Tecnologias e metodologias de Inclusão digital. Formação de Professores. Temporalidades e Relações de Gênero.
Publicado
2013-12-06