ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR

Autores

  • Rafael Henrique Mainardes Ferreira UTFPR - Câmpus Pato Branco
  • Silvana Tomazi Camozzato UTFPR - Câmpus Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1806

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo a caracterização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) pelo viés da Inovação Social, observando o modelo implantado na cidade de Pato Branco, através de análise holística de dados nas escolas municipais, especificamente no Ensino Fundamental. Por meio desta análise, busca-se a apreensão das características que possam promover a Inovação Social, além de observar se a política pública vigente ao programa é capaz de enquadrar como um processo sustentável, atendendo às várias dimensões necessárias para sua sustentação e garantia de sucesso em longo prazo. Além disso, o artigo busca conceituar a Inovação Social a partir da exemplificação do estudo de caso em questão, interligando-o às políticas públicas de âmbito nacional, regional e local vigentes ao programa, permitindo verificar, ainda, qual o impacto obtido desde sua implementação, contribuindo para o desenvolvimento regional no campo educacional, tecnológico e social. Em síntese, este estudo possibilita concluir que as melhorias trazidas, implicitamente ou não pelo programa, permitem a análise do quadro de modificação do sistema educacional no município de Pato Branco, reforçando a ideia de que a Inovação Social torna-se um condutor de melhores práticas de melhorias e necessidades humanas e maior contribuição à formação cidadã.

Palavras-chave: ProInfo. Inovação Social. Políticas Públicas. Tecnologia e Sociedade.

 

 

PROINFO AND SOCIAL INNOVATION: CHARACTERIZATION AND DEVELOPMENT OF THE PROGRAM IN THE CITY OF PATO BRANCO-PR

Abstract: This paper has as main objective the characterization of the National Educational Technology Program (ProInfo) the bias of Social Innovation, observing the model implemented in the city of Pato Branco, through holistic analysis of data in the public schools, especially in primary education. Through this analysis, it seeks to grasp the characteristics that may promote social innovation, in addition to observing the current public policy program is able to qualify as a sustainable process, taking into account the various dimensions required for your support and guarantee success in the long term. Furthermore, the article seeks to conceptualize the Social Innovation from the exemplification of the case study in question, linking it to the public policy of national, regional, and local regulations to the program, allowing you to check also the impact achieved since its inception contributing to regional development in the educational, social and technological. In summary, this study allows the conclusion that the improvements made, implicitly or not the program, allow the analysis of the frame modification of the educational system in Pato Branco, reinforcing the idea that the Social Innovation becomes a conductor of best practices improvements and human needs and greater contribution to the civic education.

Keywords: ProInfo. Social Innovation. Public Policies. Technology and Society.

Biografia do Autor

Rafael Henrique Mainardes Ferreira, UTFPR - Câmpus Pato Branco

Bacharel em Administração pela Faculdade Santa Amélia - Secal, com experiência nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e rotinas empresariais. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco, permitindo o olhar interdisciplinar às pesquisas de relevância às áreas correlacionadas aos temas interligados à Administração de Empresas e Inovação Social.

Silvana Tomazi Camozzato, UTFPR - Câmpus Pato Branco

Bacharel em CIÊNCIAS ECONOMICAS pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná - CPEA-Palmas (1999),possui graduação em PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA pelo CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA-CEFET- Pato Branco (2003), graduação em PEDAGOGIA (2010) pela Universidade Castelo Branco-Rio de Janeiro. Tem especialização na área de Educação Matemática e Psicopedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá-FAFIPAR (1999-2000), cursando especialização em Mídias na Educação pela Unicentro-Guarapuava. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental de 9 anos, Ensino Superior nos principais temas:Econometria e História o Pensamento Econômico, onde foi professora substituta do CPEA; e Ensino Superior à Distância nos temas: Metodologia Científica e Projetos em Educação como professora tutora.Foi diretora de escola no município de Pato Branco na Escola Municipal Vila Isabel,coordenadora das escolas muncipais: Quebra Freio, Sede Dom Carlos e Antonio Cadorin. Atualmente é professora no Ensino Fundamental de 9 anos (3º ano) da Prefeitura Municipal de Pato Branco.

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Publicado

2013-12-06