Jogos de tabuleiro: contribuições para o aprendizado de matemática e a interação social

Autores

  • Juliana Carla Girotto IFRS - Campus Erechim
  • Marlova Elizabete Balke
  • Glaucia Karina Martofel
  • Márcia Klein Zahner
  • Rafael Eduardo Costa
  • Solange Hermes Martins

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Inclusão, Jogos de Tabuleiro, Jogos Adaptados

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar o relato de atividades realizadas através do projeto de extensão “IFRS: Tecendo Ações Educativas na Região do Alto Uruguai”, tratando-se de uma proposta de indissociabilidade entre ensino e extensão, desenvolvida com estudantes do nono ano do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali e com deficientes visuais atendidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Erechim (ADEVE), localizadas no município de Erechim/RS. As ações desenvolvidas tiveram como objetivo descobrir nos jogos uma maneira de aprendizagem envolvendo conceitos matemáticos, auxiliando no desenvolvimento da lógica de resolução de problemas. Observou-se que através das ações propostas e da interação entre os participantes houve a construção de diferentes maneiras de desenvolver o aprendizado, como também a reconstrução de conhecimentos matemáticos. A atividade atingiu seu objetivo, com o elo entre o jogo e o conteúdo curricular de funções, planejado para o nono ano do ensino fundamental. Quanto a ação desenvolvida com os deficientes visuais observou-se que a proposta foi relevante, diante da vivência da oficina, bem como, através da roda de conversa, momento em que cada um pode apresentar suas expectativas, das quais concluiu-se que os jogos de tabuleiro adaptados contribuíram para a interação e inclusão dos participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

GIROTTO, Juliana Carla; BALKE, Marlova Elizabete; MARTOFEL, Glaucia Karina; ZAHNER, Márcia Klein; COSTA, Rafael Eduardo; MARTINS, Solange Hermes. Jogos de tabuleiro: contribuições para o aprendizado de matemática e a interação social . Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 9, n. 9, p. 204–209, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/4719.. Acesso em: 21 dez. 2024.