Jogos de tabuleiro: contribuições para o aprendizado de matemática e a interação social
Palavras-chave:
Educação, Matemática, Inclusão, Jogos de Tabuleiro, Jogos AdaptadosResumo
Este artigo tem como finalidade apresentar o relato de atividades realizadas através do projeto de extensão “IFRS: Tecendo Ações Educativas na Região do Alto Uruguai”, tratando-se de uma proposta de indissociabilidade entre ensino e extensão, desenvolvida com estudantes do nono ano do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali e com deficientes visuais atendidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Erechim (ADEVE), localizadas no município de Erechim/RS. As ações desenvolvidas tiveram como objetivo descobrir nos jogos uma maneira de aprendizagem envolvendo conceitos matemáticos, auxiliando no desenvolvimento da lógica de resolução de problemas. Observou-se que através das ações propostas e da interação entre os participantes houve a construção de diferentes maneiras de desenvolver o aprendizado, como também a reconstrução de conhecimentos matemáticos. A atividade atingiu seu objetivo, com o elo entre o jogo e o conteúdo curricular de funções, planejado para o nono ano do ensino fundamental. Quanto a ação desenvolvida com os deficientes visuais observou-se que a proposta foi relevante, diante da vivência da oficina, bem como, através da roda de conversa, momento em que cada um pode apresentar suas expectativas, das quais concluiu-se que os jogos de tabuleiro adaptados contribuíram para a interação e inclusão dos participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.