Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista da Pró-reitoria de Extensão Viver IFRS tem como objetivo principal divulgar as ações de extensão realizadas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e de suas comunidades de abrangência, em prol do desenvolvimento social e cultural. 

As edições destinam-se à divulgação de relatos de experiências inéditos, em língua portuguesa, de caráter teórico-prático, oriundos das atividades realizadas por servidores e estudantes dos institutos em programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, recomendadas pela Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE) dos campi/reitoria.

São aceitas submissões dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e Sul-rio-grandense (IFSul), respeitando as diretrizes estabelecidas pela Comissão Editorial da revista.

O público alvo da Revista Viver IFRS são servidores e, em especial, estudantes extensionistas, com o propósito de oferecer a vivência da escrita científica, na modalidade de relato de experiência. 

O fluxo de submissão (recebimento) dos relatos de experiência é contínuo e a periodicidade da revista é anual. 

Processo de Avaliação pelos Pares

A pertinência para publicação será avaliada pelo Conselho Científico, quanto aos seguintes requisitos:

  1. Linha editorial da revista;
  2. Relevância institucional e social da ação;
  3. Clareza textual, objetividade e organização sequencial de ideias;
  4. Conformidade à metodologia de relato de experiência.

A avaliação poderá considerar o relato de experiência:

  1. Aprovado;
  2. Aprovado com revisões requeridas, que serão informadas ao autor para as adequações necessárias. Após os ajustes, o autor deverá enviar uma carta para o Editor, via plataforma de submissão como Documento Suplementar, expondo o que foi corrigido e justificando os aspectos que não puderam ser atendidos;
  3. Recusado, nos casos de plágio, de qualidade técnica julgada como insuficiente ou em desacordo com a linha editorial da revista.

Os relatos de experiência aceitos serão publicados em formato PDF, sem restrições, no site da Revista da Pró-reitoria de Extensão Viver IFRS.

Não serão entregues certificados ao(s) autor(es) que tiverem seus trabalhos aprovados. A título de comprovação, cabe a impressão da primeira página do artigo.

O(s) autor(es) poderão acompanhar o fluxo editorial pelo sistema da Revista da Pró-reitoria de Extensão Viver IFRS. As decisões serão comunicadas pelo e-mail cadastrado pelo autor e disponibilizadas na sua ‘página do usuário’. É responsabilidade do autor manter seu cadastro atualizado. 

O prazo estimado para o processo de avaliação é de, pelo menos, seis meses.

O e-mail de contato do(s) autor(es), informado no cadastro da revista, é a única forma de contato a ser utilizada pela Revista Viver IFRS.

O contato com a Equipe Editorial deverá ser feito por meio do sistema ou pelo e-mail viverifrs@ifrs.edu.br.

Periodicidade

A periodicidade da revista Viver IFRS é anual, no formato eletrônico.

Eventualmente a Pró-reitoria de Extensão poderá disponibilizar versão impressa da revista (ISSN 2318-9665).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fonte de Apoio

Pró-reitoria de Extensão do IFRS