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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os textos deverão ser inéditos, submetidos de forma individual e somente para a seção Relatos de Experiências em língua portuguesa.

FORMATO DO ARQUIVO (.doc ou .odt) PARA TRANSFERÊNCIA

1. Formato do arquivo: .doc ou .odt.

2. Tamanho do papel: A4.

3. Orientação: retrato.

4. Margens: superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm) e direita (2 cm).

5. Fonte: Arial.

6. Tamanho da fonte: 11, em todo o trabalho.

7. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm em todo o trabalho.

8. Numeração de páginas: no canto superior direito, sequencial em todas as páginas.

9. Título: usar fonte em negrito, e alinhamento centralizado. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra do título, nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos. O título completo deve ser chamativo, conciso e representar com precisão o conteúdo do texto. Evitar títulos longos e com abreviaturas.

10. Resumo: com no máximo 150 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem timbre, sem cabeçalho ou rodapé, sem citações e referências.  O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos, informando os pontos principais do relato.

11. Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave.

12. Texto: os relatos devem ser inéditos e apresentados com, no máximo, 5 páginas. A responsabilidade pelo conteúdo dos relatos publicados caberá, exclusivamente, aos autores. Deve seguir as normas da língua portuguesa.

13. Notas de rodapé: serão aceitas notas de rodapé com, no máximo, 30 palavras.

14. Figuras:

- os trabalhos poderão ter até 5 figuras, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações ou fotografias (individuais e sem montagem).

- as figuras deverão ter resolução mínima de 300 dpi (no mínimo 1.200 Kb), com legenda e crédito do autor,  e ter o espaço marcado no texto.

- as figuras deverão ser enviadas como documentos suplementares (Passo 4 da submissão) em formato JPG, separadas do texto, em arquivos anexos identificados sequencialmente conforme sua inserção no texto. Exemplo: Figura 1, Figura 2, Figura 3.

- a equipe de editoração terá liberdade de selecionar as figuras.

15. Referências: serão aceitas até 5 referências, limitadas às citações no texto. É responsabilidade dos autores citar as referências originais. Informar as URLs (links ativos) para as referências online. Dar preferência para links persistentes como o DOI (Digital Object Identifier). CLIQUE AQUI para pesquisar o DOI das referências citadas.


SUBMISSÃO ELETRÔNICA

A submissão se dará em 5 passos descritos a seguir:

Passo 1. Iniciar submissão

  • Selecionar a seção Relatos de Experiências;

  • ler e aceitar as Condições para submissão;

  • ler e aceitar a Declaração de Direito Autoral.

Passo 2. Transferência do manuscrito

  • Fazer upload do arquivo em formato .doc ou .odt;

  • para garantir o anonimato dos autores, esse arquivo não deve conter nome de nenhum dado que possa revelar a identidade desses.

Passo 3. Metadados da submissão (Indexação)

Preencher todos os campos do formulário de acordo com a norma gramatical vigente. Usar caixa alta somente para siglas.

O autor que está submetendo o relato deve inserir os demais autores clicando em "Incluir autor", localizado antes do campo "Título".

  • Nome: primeiro nome do autor.

  • Nome do meio:

  • Sobrenome: último sobrenome.

  • E-mail: inserir o e-mail de cada autor.

  • ORCID iD: O que é ORCID? Esse campo não é obrigatório, mas você pode obter o ORCID gratuitamente em 30 segundos. ORCID: passo a passo para obter o seu!

  • URL: usar esse campo para informar o Currículo Lattes do coordenador da ação;

  • Instituição/Afiliação: no formato - Nome da instituição por extenso (SIGLA) - Campus. Cidade, sigla do Estado (ex.: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS).

  • País: selecionar o País da instituição informada.

  • Resumo da Biografia: Informe se é estudante, bolsista, voluntário da ação ou servidor. No caso de servidor, informe o cargo e a área de estudo.

  • Título: Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra do título, nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos. O título completo deve ser chamativo, conciso e representar com precisão o conteúdo do texto. Evitar títulos longos e com abreviaturas.

  • Resumo: com no máximo 150 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem timbre, sem cabeçalho ou rodapé, sem citações e referências.  O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos, informando os pontos principais do relato.

  • Palavras-chave: deverá conterde 3 a 5 palavras-chave.

  • Idioma: pt

  • Agências: indique a instituição ou agência que fomentou o desenvolvimento da ação.

Passo 4. Transferência de documentos suplementares

Use esse passo para transferir as figuras identificadas sequencialmente conforme sua inserção no texto. Exemplo: Figura 1, Figura 2, Figura 3.

- os trabalhos poderão ter até 5 figuras, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações ou fotografias (individuais e sem montagem).

- as figuras deverão ter resolução mínima de 300 dpi (no mínimo 1.200 Kb), com legenda e crédito do autor,  e ter o espaço marcado no texto.

Passo 5. Confirmação da submissão

  • Verifique se todos os documentos submetidos estão na lista Resumo de documentos e para finalizar clique em "Concluir submissão".


Dúvidas e esclarecimentos entre em contato pelo e-mail viverifrs@ifrs.edu.br

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato .doc (Microsoft Word) ou .odt (OpenOffice).
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O arquivo está no seguinte formato: tamanho do papel: A4; orientação: retrato; margens: superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm) e direita (2 cm); fonte Arial tamanho 11; espaçamento entre linhas: 1,5 cm em todo o trabalho; páginas numeradas no canto superior direito, sequencial em todas as páginas.
  5. O texto segue as regras de formatação, estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  6. As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. As figuras seguem a seguinte normativa:

    - os trabalhos poderão ter até 5 figuras, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações ou fotografias (individuais e sem montagem).

    - as figuras deverão ter resolução mínima de 300 dpi (no mínimo 1.200 Kb), com legenda e crédito do autor,  e ter o espaço marcado no texto.

    - as figuras deverão ser enviadas como documentos suplementares (Passo 4 da submissão) em formato JPG, separadas do texto, em arquivos anexos identificados sequencialmente conforme sua inserção no texto. Exemplo: Figura 1, Figura 2, Figura 3.
 

Declaração de Direito Autoral

Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.

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