Relato de experiência: reciclagem de resíduos orgânicos através da vermicompostagem
Palavras-chave:
vermicompostagem, resíduos orgânicos, meio ambiente.Resumo
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência que foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim, denominado: Gestão ambiental: Vermicompostagem como alternativa para reciclagem de resíduos orgânicos domiciliares. Destacando a situação da coleta de resíduos orgânicos no próprio campus, a atividade de extensão procurou a organização e construção de dois sistemas de vermicompostagem para destinação de parte destes resíduos, envolvendo desta forma discentes, servidores e trabalhadores terceirizados. Portanto, o objetivo principal foi trabalhar a vermicompostagem como alternativa para destinação correta de parte dos resíduos orgânicos produzidos nas residências e instituições de ensino. Dessa forma, observou-se que as ações desenvolvidas perpassaram a melhora da qualidade de vida dos envolvidos, assim como a conservação do meio ambiente, quando o aproveitamento dos resíduos através da vermicompostagem surge como uma alternativa de amenizar os problemas gerados com o “lixo orgânico”.Downloads
Referências
Galvão, Antonio de Sant’Ana. Biodigestor Caseiro. Biblioteca 24horas. São Paulo/SP. 2012.
TRUJILLO, Césaro CORRÊA & SANTOS, Jaqueline Santos Dos. Vermicompostagem no tratamento de resíduos orgânicos domésticos. XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis, 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.