Fazer extensão: contribuições de experiência profissional através de projetos

Autores

Palavras-chave:

Educação, Extensão, Inclusão, Jogos Adaptados, Tripé

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar o relato de experiência extensionista com atividades realizadas através do projeto “IFRS: Tecendo Ações Educativas na Região do Alto Uruguai”, tratando-se de uma proposta de indissociabilidade entre ensino e extensão, desenvolvida com estudantes do nono ano do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, e com deficientes visuais atendidos pela Associação dos
Deficientes Visuais de Erechim (ADEVE), localizadas no município de Erechim/RS. As ações desenvolvidas tiveram como objetivo descobrir nos jogos uma maneira de aprendizagem envolvendo conceitos matemáticos e auxiliar no desenvolvimento da lógica de resolução de problemas. Observou-se que através das ações propostas e da interação entre os participantes houve a construção de diferentes maneiras de desenvolver o aprendizado, como também a reconstrução de conhecimentos
matemáticos. A atividade atingiu seu objetivo, com o elo entre o jogo e o conteúdo curricular de funções, planejado para o nono ano do ensino fundamental. Com relação à ação desenvolvida com jovens, adultos e idosos de diversas idades, deficientes visuais atendidos pela ADEVE, observou-se que o contato com jogos de tabuleiros adaptados foi muito relevante, pois possibilitou momentos de lazer,
interação e inclusão dos participantes. Logo, o fazer extensionista está sim dentro do tripé ensino, pesquisa e extensão... 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlova Elizabete Balke, IFRS
    Graduada em Matemática Licenciatura Plena, pela Universidade de Passo Fundo RS, habilitação em Matemática, Física e Desenho. Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada Campus Erechim, área Modelagem Matemática. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Especialização em Educação Matemática e também Especialização em Educação, pela Faculdade de Educação da mesma Universidade. Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

BALKE, Marlova Elizabete. Fazer extensão: contribuições de experiência profissional através de projetos. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 92–97, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5583.. Acesso em: 21 dez. 2024.