O lúdico e a Matemática em ações educativas na região do Alto Uruguai

Autores

Palavras-chave:

Lúdico. Matemática. Jogos Educativos. Extensão.

Resumo

Neste relato são apresentadas ações relacionadas à execução do projeto de extensão “IFRS: Tecendo Ações Educativas na Região do Alto Uruguai”, Campus Erechim, juntamente com bolsista de Extensão. O seu desenvolvimento socializou, o Laboratório de Matemática itinerante, pesquisas bibliográficas, realização de atividades educacionais, as quais através de jogos tiveram o escopo na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de alunos de escola de educação básica pública. Tais ações, utilizaram-se de estratégias diversificadas através de jogos com Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, com aulas e oficinas didático-pedagógica, envolvendo estudantes de nono ano. Assim, a sua execução oportunizou a interação do Instituto Federal com a comunidade, disseminando ideias, possibilitando reflexões acerca das diferentes atividades interligando extensão, ensino e pesquisa, saindo dos muros do Campus, utilizando-se das tendências em educação matemática, com o intuito de auxiliar no aprendizado e aproximação do bolsista com a realidade regional, na troca de conhecimentos.

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Biografia do Autor

  • Marlova Elizabete Balke, IFRS Campus Erechim Protocolo do SIProj• 256879.1344.155763.02032017
    Graduada em Matemática Licenciatura Plena, pela Universidade de Passo Fundo RS, habilitação em Matemática, Física e Desenho. Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada Campus Erechim, área Modelagem Matemática. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Especialização em Educação Matemática e também Especialização em Educação, pela Faculdade de Educação da mesma Universidade. Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Evandro Mattos, IFRS Campus Erechim
    Bolsista de Extensão no ano de 2017 e estudante de Engenharia de Alimentos do IFRS Campus Erechim

Referências

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Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS