O lúdico e a Matemática em ações educativas na região do Alto Uruguai

Autores

Palavras-chave:

Lúdico. Matemática. Jogos Educativos. Extensão.

Resumo

Neste relato são apresentadas ações relacionadas à execução do projeto de extensão “IFRS: Tecendo Ações Educativas na Região do Alto Uruguai”, Campus Erechim, juntamente com bolsista de Extensão. O seu desenvolvimento socializou, o Laboratório de Matemática itinerante, pesquisas bibliográficas, realização de atividades educacionais, as quais através de jogos tiveram o escopo na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de alunos de escola de educação básica pública. Tais ações, utilizaram-se de estratégias diversificadas através de jogos com Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, com aulas e oficinas didático-pedagógica, envolvendo estudantes de nono ano. Assim, a sua execução oportunizou a interação do Instituto Federal com a comunidade, disseminando ideias, possibilitando reflexões acerca das diferentes atividades interligando extensão, ensino e pesquisa, saindo dos muros do Campus, utilizando-se das tendências em educação matemática, com o intuito de auxiliar no aprendizado e aproximação do bolsista com a realidade regional, na troca de conhecimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlova Elizabete Balke, IFRS Campus Erechim Protocolo do SIProj• 256879.1344.155763.02032017
    Graduada em Matemática Licenciatura Plena, pela Universidade de Passo Fundo RS, habilitação em Matemática, Física e Desenho. Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada Campus Erechim, área Modelagem Matemática. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Especialização em Educação Matemática e também Especialização em Educação, pela Faculdade de Educação da mesma Universidade. Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Evandro Mattos, IFRS Campus Erechim
    Bolsista de Extensão no ano de 2017 e estudante de Engenharia de Alimentos do IFRS Campus Erechim

Referências

CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino da matemática. 2006. Monografia (Departamento de Matemática). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Ensino Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 2ª edição, 1994.

GRANDO, R.C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula.1.ed São Paulo: Paulus, 2004.

GROENWALD,C.; TIMM, U. T.. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. Disponível em:http://www.somatematica.com.br. Acesso: Junho de 2017.

KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

MOURA, M. O. de. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1999

TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 1968.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

BALKE, Marlova Elizabete; MATTOS, Evandro. O lúdico e a Matemática em ações educativas na região do Alto Uruguai. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 39–44, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/3031.. Acesso em: 15 jan. 2025.