Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica

Autores

  • Paulo Jorge Magalhães Teixeira Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1529

Palavras-chave:

Matemática Financeira, Educação Financeira, Educação Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

Este trabalho apresenta conhecimentos, orientações e informações acerca de uma experiência didática que foi desenvolvida com dezoito alunos da 2ª Série do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Ensino Básico, localizada na Cidade do Rio de Janeiro. Os propósitos para o desenvolvimento das atividades foram os de apresentar, explorar e aprofundar conceitos e recomendações presentes em conteúdos próprios à temática Educação Financeira. Os alunos foram distribuídos em grupos de até quatro, conforme afinidades pessoais, sem interferência do professor. As questões que serviram de base para desencadear reflexões pessoais, coletivas e as discussões (que se seguiram nos grupos menores e na turma como um todo) foram propostas por meio de textos que foram escritos em dez tiras de papel (uma questão por tira). Elas tiveram o propósito de oportunizar que os alunos se apropriassem de recomendações, considerações e conceitos e, também, de permitir que eles avaliassem crenças e concepções concernentes à temática, possivelmente oriundas de experiências pessoais e/ou familiares. A experiência didática constituiu-se de parte importante, necessária e essencial de um repertório de orientações econômicas e financeiras que visam apresentar razões que justificam o desenvolvimento de estudos acerca de conceitos concernentes à temática Matemática Financeira, mas não apenas a isso como também tem o propósito de contribuir para a formação de valores da cidadania e fomentar reflexões e análises críticas. Quanto à fundamentação teórica, no que refere à escolha metodológica, valemo-nos de conceitos próprios de práticas reflexivas defendidos por Zeichner (1993).

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Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Educação Matemática pela UNIAN - Universidade Anhanguera de São Paulo, Professor Associado do Departamento de Análise do IME - Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade federal Fluminense.

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Publicado

2016-11-09

Como Citar

TEIXEIRA, P. J. M. Uma experiência didática em Educação Financeira Crítica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 51–71, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1529. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1529. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática

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