Educação financeira no ensino médio: uma análise das obras dos projetos integradores do PNLD2021

Autores

  • Luana Casara Maschio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0927-9557
  • Karine Pertile Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7386-9861
  • Mariele Gabrielli Universidade de Caxias do Sul (UCS), Veranópolis, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1723-0246

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2022v8i2id6135

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira, Programa Nacional do Livro Didático, Ensino Médio

Resumo

Em comparação a outros países, o Brasil ocupa posição muito abaixo do esperado com o cuidado financeiro, haja vista que os brasileiros estão cada vez mais endividados. Nesse aspecto, a Educação Financeira escolar se torna de grande relevância social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e letrados financeiramente. O Ministério da Educação tornou obrigatório o ensino do tema em 2020 e, em 2022, escolas públicas de todo o país têm recebido as obras do Programa Nacional do Livro Didático voltado ao Novo Ensino Médio. Esse trabalho tem o objetivo de verificar quais as contribuições dos projetos acerca da Educação Financeira presentes nas obras didáticas de projetos integradores do programa, para o letramento financeiro dos alunos. A pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como bibliográfica. Com base em pesquisas atuais sobre o tema, elaboramos indicadores de análise das obras didáticas, a fim de verificar se as obras contribuem para o aprendizado financeiro. Das quatorze obras disponíveis, cinco foram analisadas, por conterem projetos envolvendo temas financeiros. A partir da análise das obras, observa-se que os temas mais recorrentes dos livros foram formas de organização monetária e planejamento financeiro. Das cinco obras analisadas, quatro delas atenderam totalmente estes assuntos em seu desenvolvimento. Embora nem todos os projetos contemplem os indicadores construídos, pode-se considerar que, com as obras didáticas analisadas, o nível de conhecimento dos educandos será elevado, já que todos os projetos contribuem com o desenvolvimento do letramento financeiro dos alunos.

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Biografia do Autor

Luana Casara Maschio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS, Brasil

Karine Pertile, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS, Brasil

Mariele Gabrielli, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Veranópolis, RS, Brasil

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Publicado

2022-11-09

Como Citar

MASCHIO, L. C.; PERTILE, K.; GABRIELLI, M. Educação financeira no ensino médio: uma análise das obras dos projetos integradores do PNLD2021. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 8, n. 2, p. e2001, 2022. DOI: 10.35819/remat2022v8i2id6135. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6135. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Educação Matemática