O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1297

Palabras clave:

Software, Régua e Compasso, Triângulos

Resumen

Neste estudo foi investigado o uso do software Régua e Compasso no ensino-aprendizagem de triângulos, de modo a identificar vantagens e desvantagens de inseri-lo em aulas, dificuldades ao resolver questões e indícios de sua influência no desempenho do aluno. Vinte alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram notas de observações das aulas, pré?teste, pós-teste, registro das atividades e questionário de percepção. Ao resolver questões de triângulos, as principais dificuldades foram interpretar enunciados, justificar respostas e resolver equações do 1º grau. Segundo o docente, as aulas com o software pareceram estimular a participação, o diálogo e o aprendizado. De acordo com os discentes, empregar o software ajudou a entender o conteúdo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • André Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro, RJ
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/CECIERJ/UAB). Colaborador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROFIS/UNIRIO).
  • Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda Pacheco, Prefeitura de de Paty do Alferes, Rio de Janeiro, RJ
    Professora de Matemática do município de Paty do Alferes, no Estado do Rio de Janeiro.
  • Thaís Tenório, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ
    Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB)

Referencias

ANDRINI, Á.; VASCONCELOS, M. J. Praticando Matemática: 8º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.

BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998.

BREYFOGLE, M. L.; LYNCH, C. M. Van Hiele revisited. Mathematics teaching in the Middle school, v. 16, n. 4, p. 232-238, 2010.

FERREIRA, S. E.; DIAS, A. O.; SOUZA, R. F. Ensinando geometria com o software GeoGebra. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 33., 2010, São Paulo. Anais do CNMAC, v. 3, p. 1089-1090. São Paulo: SBMAC, 2010. Disponível em: http://www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/xxxiii_cnmac/pdf/698.pdf. Acesso em: 14 jul. 2016.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIROT, N. Construindo poliedros e prismas com o apoio de softwares matemáticos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, v. 1, n. 2, p. 1-7, 2015.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MATHISON, S. Why triangulate? Educational Researcher, v. 17, n. 2, p. 13-17, 1988.

MELO, G. R.; REHFELDT, M. J. H. Explorando funções afins e quadráticas por meio do software KmPlot com alunos do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, v. 2, n. 1, p. 18-28, 2016.

MORAES, R. G. Geometria dinâmica como alternativa metodológica para o ensino de geometria: experiência em um curso de licenciatura em matemática. 2012. 40 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2012.

PACHECO, C. B. L. P. M. Abordagem construtivista com o software régua e compasso no ensino aprendizagem de triângulos. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2014.

PEREIRA, M. T. Proposta de atividades para a construção do conceito de semelhança de triângulos usando o software de geometria dinâmica régua e compasso. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2010.

REIS, F. S.; SANTOS, I. N. Usando tecnologias da informação e comunicação no ensino de geometria analítica plana: explorando os conceitos de feixe de retas paralelas e concorrentes. Revista da Educação Matemática da UFOP, Ouro Preto, v. 1, n. 1, p. 2-7, 2011.

RESENDE, G.; MESQUITA, M. G. B. F. Principais dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem de matemática em escolas do município de Divinópolis, MG. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 199-222, 2013.

RIBEIRO, J. Projeto Radix. 8º ano. São Paulo: Editora Scipione, 2010.

RICHIT, A. Projetos em geometria analítica usando software de geometria dinâmica: repensando a formação inicial docente em Matemática. 2005. 171 f. Dissertação (Mestrado em educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo 2012 Matemática. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação, 2012.

ROMANATTO, M. C. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 299-311, mai. 2012.

SCHEFFER, N. F.; BRESSAN, J. Z.; ROVANI, S. Possibilidades didáticas de investigação do software gratuito régua e compasso na exploração do triângulo equilátero. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, Erechim, v. 5, n. 8, p. 27-36, out. 2009.

SILVA, J. J. O software Régua e Compasso como recurso metodológico para o ensino de geometria dinâmica. 2011. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.

SNEDECOR, G. W.; COCHRAN, W. G. Statistical Methods. Iowa: State University Press, 1989.

SOUZA, J.; PATARO, P. M. Vontade de saber Matemática, 8º ano. São Paulo: FTD, 2012.

TENÓRIO, A.; OLIVEIRA, M.; TENÓRIO, T. A influência do GeoGebra na resolução de exercícios e problemas de função polinomial do 1o grau. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 98-126, 2015.

TENÓRIO, A.; TAVARES, M. A. O.; TENÓRIO, T. O emprego de jogos educativos digitais como recursos auxiliares para a aprendizagem de função polinomial do 1º grau. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, v. 2, n. 1, p. 29-45, 2016.

VALÉRIO, A. V.; SOUZA, L. R. Ensino da geometria analítica com o uso do software GeoGebra. Revista Eletrônica de Educação e Ciência, Avaré, v. 3, n. 1, p. 7-14, 2013.

VAN HIELE, P. M. El problema de la comprensión: en conexión con la comprensión de los escolares en el aprendizaje de la geometría. 1957. 148 f. Tese (Doctor en Matemáticas y Ciencias Naurales) – Universidad Real de Utrecht, Utrecht, 1957.

XAVIER, S. A.; TENÓRIO, T.; TENÓRIO, A. Uma proposta de ensino-aprendizagem das leis dos senos e dos cossenos por meio do software Régua e Compasso. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 158-190, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2010.

Publicado

2016-11-09

Número

Sección

Ensino de Matemática

Cómo citar

TENÓRIO, André; PACHECO, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda; TENÓRIO, Thaís. O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 2, n. 2, p. 10–26, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1297. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

21-30 de 45

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.