O uso do software Scratch no desenvolvimento de recurso pedagógico para o ensino de fração a estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6900Palavras-chave:
Matemática, Educação Inclusiva, estudante surdo, Scratch, fraçãoResumo
Esta pesquisa aborda o desenvolvimento de um recurso pedagógico para a inclusão de estudantes surdos nas aulas de Matemática. A Educação Inclusiva é uma perspectiva que representa a luta pelo direito de todos à educação e, dentre os aspectos necessários, requer recursos pedagógicos adequados às condições de aprendizagem apresentadas pelos estudantes. Por isso, temos aqui como principal objetivo apresentar um recurso pedagógico ao estudante surdo, abordando o conteúdo de fração a partir da utilização do Scratch. Esclarecemos que foi delimitado a fração como o foco de estudo no que se refere ao significado (parte/todo, quociente) e equivalência, visto que se trata da necessidade de apropriação de conceitos básicos no 6º ano do Ensino Fundamental para posterior aprofundamento desse objeto de estudo na Matemática. Para tanto, adotamos os encaminhamentos metodológicos da pesquisa de desenvolvimento, de natureza qualitativa e caráter exploratório, para criação de recurso pedagógico. Dentre os principais resultados e discussão, o Scratch possibilitou organizar um recurso pedagógico contemplando experiências visuais com o conteúdo de fração por meio do uso de figuras ilustrativas, perguntas com feedback imediato para promover a participação dos alunos, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e caixa de texto de forma clara. A pesquisa apresenta uma contribuição para a área da Educação Matemática, em especial, em relação ao processo de inclusão de estudantes surdos.
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