Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio

Autores/as

  • Leila Inês Pagliarini Mello Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0001-6221-896X

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1275

Palabras clave:

Ladrilhamento, Polígonos Regulares, Teorema de Kepler

Resumen

Este trabalho apresenta uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos possíveis ladrilhamentos no plano. Aliando a arte à Matemática, com o objetivo de tornar o estudo mais significativo e agradável, construiu-se todas as possíveis possibilidades de ladrilhamento no plano com os polígonos regulares, respeitando os conceitos relacionados ao ladrilhamento e ao Teorema de Kepler. Em cada possibilidade, definiu-se o seu padrão, trabalhando com ângulos de polígonos regulares e, ao final, apresentou-se o teorema de Kepler. A atividade possibilitou a utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática, o que contribuiu para uma aprendizagem eficaz e agradável e, também, favoreceu a compreensão dos conceitos relacionados com a generalização das combinações dos polígonos no ladrilhamento no plano.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leila Inês Pagliarini Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS
    Professora do ensino fundamental e médio, da área de matemática, na rede pública e privada. Licenciada em Matemática, pela ULBRA. Pós-graduada em Informática na graduação, finalizando a pós-graduação em Ensino de Matemática no Ensino Médio, pela UFSM e mestranda no programa de pós-graduação em Ensino de Matemática pela UFRGS,

Referencias

ALVES, Sérgio; DALCIN, Mário. Mosaicos do plano. Revista do Professor de Matemática, v. 40, p. 3, 1999.

BARBOSA, R. M. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 1993.

COELHO, André. Estudos dos polígonos por intermédio da pavimentação do plano. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Departamento de Matemática, 2014.

CRESCENTI, Eliane Portalone. Os professores de matemática e a geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, UFSCar, 2006.

DIAS, Cláudio Carlos. Desafio Geométrico: módulo 1. Cuiabá: Central de Texto, 2013.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba, 2010.

MURARI, Claudemir; SANTOS, Marli Regina dos. Pavimentações do plano por polígonos regulares e visualização em caleidoscópios. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, Educação Matemática Cultura e Diversidade, Salvador, 2010. Disponível em: http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/artigos/MC/T12_MC1750.pdf. Acesso em: 26 set. 2015.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SANTOS, Marli Regina dos. Pavimentações do plano: um estudo com professores de matemática e artes. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.

SILVA, E. A.; LOURENÇO, M. L; MARTINS, L. C. J. Uma introdução à pavimentação arquimediana do plano. Boletim de Educação Matemática, ano 9, n. 10, p. 53-66, 1994.

VRECCHI, Rosângela Aparecida da Cunha. Das artes às embalagens: buscando caminhos para aprender Geometria. In: Secretaria da Educação. Governo do estado do Paraná. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uem_mat_artigo_rosangela_aparecida_da_cunha_vrecchi.pdf. Acesso em: 29 set. 2015.

Publicado

2016-01-05

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

MELLO, Leila Inês Pagliarini. Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 1, n. 2, p. 165–174, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1275. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1275.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

31-40 de 285

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a