POR QUE NÃO EU?
DESAFIOS NA FORMAÇÃO E NO ACESSO DAS MULHERES EM ÁREAS DE TRABALHO CONSIDERADAS "MASCULINAS"
DOI:
https://doi.org/10.35819/publicaifrs.v1.n1.a6390Palavras-chave:
educação, trabalho, gênero, cinemaResumo
O presente texto tem por objetivo compartilhar a experiência do desenvolvimento de um projeto de extensão, intitulado “Por que não eu?”, que consistiu na produção de um curta-metragem documental que abordou a discussão sobre “trabalho e gênero” utilizando o cinema como dispositivo pedagógico. Trata-se de um projeto que articula, de maneira inovadora a pesquisa, a extensão e o ensino a partir do trabalho técnico-administrativo. Sua idealização e fundamentação configura-se como desdobramento de uma pesquisa que buscou investigar a ocupação dos cargos de gestão na educação científica, profissional e tecnológica e em dados que demonstram a segmentação por gênero nos cursos técnicos e superiores e no mundo do trabalho. Apesar das dificuldades burocráticas e sanitárias decorrentes da pandemia Covid-19, que nos atravessou no meio da produção, a distribuição do filme tem demonstrado que esta é uma ferramenta potente para a reflexão em diferentes espaços sociais.
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