v. 7 n. 1 (2020): Edição Especial 4° Seminário de Pós-Graduação do IFRS

					Visualizar v. 7 n. 1 (2020): Edição Especial 4° Seminário de Pós-Graduação do IFRS

O 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) constitui-se em um espaço de socialização dos conhecimentos produzidos por meio de projetos de pesquisa ou programas/projetos de extensão e de ensino realizados nos campi da Instituição e em suas comunidades de abrangência.

O 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS foi composto, juntamente com outros eventos, pelo 4º Seminário de Pós-Graduação com a participação de estudantes regularmente matriculados em cursos ou programas de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu do IFRS, cujos trabalhos completos são apresentados nesta Edição Especial.

Publicado: 2020-06-04

Edição completa

Artigos

  • Infoxicação, políticas públicas e educação

    Anelise Maya Kwiecinski, Silvia de Castro Bertagnolli, Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4137
  • Avaliação de desgaste por perda de massa de sistema extrator de moldes de injeção de termoplásticos revestidos com filme fino de DLC

    Diego Chiarello, Alexandre Luis Gasparin
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i02.4124
  • Avaliação microestrutural em matriz de aço ferramenta: com e sem falha em serviço

    Lucas Pereira de Jesus, Cínthia Gabriely Zimmer
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4138
  • Tratamento térmico T6 modificado: uma proposta econômica para liga Al 7075

    Mateus Giacomini Dariva, Cinthia Gabriely Zimmer
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4128
  • A capacitação de servidores do IFRS sob a perspectiva da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal - PNDP

    Ângela Marin, Aline Grunewald Nichele
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4129
  • A pesquisa no ensino médio integrado à educação profissional: visão dos professores do IFRS sobre a iniciação científica na educação básica

    Taiane Lucas Pontel, Josimar de Aparecido Vieira
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4127
  • Contribuições para elaboração de um Guia de Avaliação Institucional

    Fabiana Centeno Fagundes, Clarice Monteiro Escott
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4139
  • Ensino Médio Integrado: uma proposta de autoavaliação

    Lisiane Bender da Silveira, Clarice Monteiro Escott
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4134
  • Evasão escolar: uma proposta de intervenção por meio de um modelo de plano estratégico de permanência e êxito

    Maria da Graça Sousa Marinho, Maria Cristina Caminha de Castilhos França
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4126
  • Formação profissional esportiva: as escolas de futebol como agente promotor da vida escolar dos alunos

    Jardel da Rocha Furtado, Michelle Camara Pizzato
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4132
  • Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na prática profissional do ensino médio integrado à educação profissional

    Maristela Beck Marques, Josimar de Aparecido Vieira
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4131
  • Integração como possibilidade de valorização do trabalho terceirizado nos Institutos Federais

    Hylariane Rosa Ribeiro Artmann, Michelle Camara Pizzato
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4130
  • Reaproveitamento da Borra do Café: possibilidades de vincular a temática ao Ensino de Química

    Rejane Danieli Leal Marquet, Aline Grunewald Nichele
    DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4136