Reaproveitamento da Borra do Café: possibilidades de vincular a temática ao Ensino de Química

Autores

  • Rejane Danieli Leal Marquet
  • Aline Grunewald Nichele

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i1.4136

Resumo

No Brasil o café foi, e continua sendo, um dos principais meios de desenvolvimento econômico, social e político. O país é o maior produtor e exportador mundial de café, e o segundo em termos de consumo, originando uma grande quantidade de resíduos, entre os quais a borra de café, proveniente do preparo da bebida café, bem como do processo de produção do café solúvel na indústria. No percurso de uma pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS-POA, que busca implementar atividades práticas integradoras de Química pretende-se ter como cerne a temática café. Nesse trabalho apresenta-se um recorte dessa pesquisa, que objetivou investigar o reaproveitamento da borra do café com a finalidade de desenvolver conhecimento científico, vinculando a temática à elaboração de proposições didáticas relacionadas ao ensino de química. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva, com abordagem metodológica pautada na análise documental; desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica realizada no Portal de Periódicos da CAPES. Foram selecionadas e analisadas 30 produções, das quais 26 representam pesquisas que visam reaproveitamento da borra do café, agregando valor comercial ao resíduo e diminuindo o impacto ambiental; e apenas 4 produções foram realizadas na área da pesquisa no ensino de Química. Identificamos práticas experimentais que tratam do reaproveitamento da borra do café e que apresentam potencial para serem adaptadas visando contribuir com o ensino de química de forma contextualizada e significativa.

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Publicado

2020-04-16