ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec <p>A Revista <em>ScientiaTec</em>, e-ISSN 2318-9584, periódico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, está com chamada aberta para publicação.</p> <p>A revista ScientiaTec, de natureza científica com ênfase às áreas de educação e ensino, tem por finalidade a divulgação de estudos e pesquisas de caráter original voltados à formação Profissional Técnica, Tecnológica e Superior, e busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos multiculturais que permeiam o cenário da Educação em Ciência e Tecnologia no Brasil. O periódico está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS (PROPPI).</p> <p>ScientiaTec é um periódico semestral criado com a finalidade de publicar textos inéditos com ênfase nas áreas do conhecimento indicadas, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses.</p> pt-BR <p class="scientia">O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).</p> revista.scientiatec@poa.ifrs.edu.br (Profª Drª Maria Cristina Caminha de Castilhos França) publicacoes@ifrs.edu.br (Pulicações) Sun, 11 Sep 2022 19:38:28 -0300 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Possibilidades didáticas oferecidas por livros de divulgação científica sobre buracos negros https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5208 <p>Este trabalho apresenta uma investigação do potencial educacional de livros de divulgação científica sobre buracos negros de modo a colaborar com professores que queiram trabalhar este conceito em suas aulas. Para a fundamentação teórica foi feita uma revisão da literatura científica acerca dos eixos temáticos desta pesquisa, por meio da análise de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, artigos publicados em revistas especializadas, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros. O artigo faz uma análise do conceito de buraco negro e de suas características. São analisadas as características de diversos livros de divulgação científica que podem ser úteis para atividades de cunho educacional sobre buracos negros. O trabalho didático com os livros de divulgação científica avaliados, além de estimular o hábito de leitura, pode colaborar significativamente para a aprendizagem de diversos conceitos de física associados ao estudo dos buracos negros. Algumas características dos livros de divulgação científica sobre buracos negros analisados, que se destacam, pois colaboram bastante para a compreensão dos conceitos de física envolvidos, foram o emprego de exemplos concretos que tornam mais palpáveis ideias de caráter mais abstrato, a utilização de imagens como recursos didáticos visuais e o uso de uma linguagem mais acessível.</p> Ricardo Roberto Plaza Teixeira, João Pereira Neto, Vinicius Carvalho Rosa Copyright (c) 2022 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5208 Sun, 11 Sep 2022 00:00:00 -0300 As tecnologias cívicas na região do Vale do Caí como forma do exercício da participação cidadã digital na esfera pública https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5622 <p class="Normal1" style="margin: 0cm; line-height: normal;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Neste artigo apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2020 que teve como foco investigar a disponibilidade de tecnologia digital para a participação cidadã através da internet em cerca de vinte (20) dos municípios que integram a região do Vale do Caí, interior do estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar o objetivo proposto optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa, realizada a partir de critérios levantados por meio da literatura pertinente e mapeamento exploratório dos sites do poder executivo - prefeituras - dos vinte municípios selecionados, e categorizados a partir das descrições das funcionalidades de cada tecnologia cívica disponibilizada aos cidadãos, ou seja, agruparam-se as tecnologias cívicas com características semelhantes, a fim de facilitar a análise e oportunizar uma nova interpretação dos dados. A partir do mapeamento dos sites da amostra de estudo, foi possível contabilizar cerca de 148 tecnologias cívicas identificando-se o predomínio de tecnologias de transparência. Com a pesquisa foi possível concluir que embora todas as cidades tenham infraestrutura digital que disponibiliza ao cidadão tecnologias cívicas através da internet, não foi possível identificar qualquer tecnologia cívica capaz de proporcionar uma participação digital cidadã mais direta na tomada de decisões da esfera pública.</span></p> Vinicius Hartmann Ferreira, Eduardo Luiz Gradischnig, Luciano Marcos Paes, Vanessa Petró, Bárbara Manoela Paes Copyright (c) 2022 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5622 Sun, 11 Sep 2022 00:00:00 -0300 Quando o essencial é invisível aos olhos: a importância da experimentação em microbiologia no ensino médio integrado à formação profissional https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/4876 <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Os conhecimentos de microbiologia são essenciais para compreensão da importância dos micro-organismos no nosso cotidiano, na saúde pública e no equilíbrio ecológico. Mas, apesar da importância desta área do conhecimento, seu aprendizado é complexo, principalmente devido à dificuldade de observar os organismos estudados, em virtude do seu tamanho microscópico. Entre as estratégias disponíveis para superar esse obstáculo, a experimentação é sugerida por diversos autores, para facilitar a compreensão e contextualização dos conteúdos de microbiologia no ensino médio. No entanto, considerando o contexto do Ensino Médio Integrado, onde, além de garantir o ensino-aprendizado da microbiologia como conteúdo específico, é necessário desenvolver a formação dos alunos de forma integrada, considerando uma filosofia, uma política e uma abordagem pedagógica própria desta modalidade. É importante verificar a utilização de ferramentas que promovam uma formação integral. Neste sentido, buscamos avaliar a contribuição da experimentação no ensino-aprendizado de microbiologia e na concretização dos princípios do ensino médio integrado; através de uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa coletou trabalhos dos últimos 10 anos, observando que, além de desenvolver o ensino e aprendizado de microbiologia, a experimentação possui potencial para promover a interdisciplinaridade e a aplicação do trabalho como princípio educativo, podendo contribuir para formação integral.</span></p> Caroline Neugebauer Wille, Cibele Schwanke Copyright (c) 2022 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/4876 Sun, 11 Sep 2022 00:00:00 -0300 A Educação Profissionalizante no centro socioeducativo de São José – SC, perspectiva e realidade https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5753 <p>A Educação Profissionalizante a ser disponibilizada nos espaços de privação de liberdade deve ir além da transmissão de conhecimentos técnicos/específicos que capacitem os apenados para o desempenho de determinadas atividades laborativas, devendo buscar a emancipação social do reeducando e buscar desenvolver suas competências de modo a favorecer sua mobilidade social. Frente aos entraves educacionais da educação profissionalizante no âmbito prisional e socioeducativo, a presente pesquisa teve como objeto principal estudar a eficácia da educação profissionalizante para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas como estratégia para a redução das vulnerabilidades sociais às quais são expostos cotidianamente e também a possibilidade dessa profissionalização se tornar um mecanismo de reinserção do jovem ao mercado de trabalho, possibilitando ao adolescente um recomeço. O presente trabalho trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista as entrevistas realizadas com a equipe pedagógica do Centro de Atendimento Socioeducativo de São José (CASE).</p> Crislaine Botelho Costa, Michelsch João da Silva, Magali Inês Pessini, David Matos Milhomens, Maria João da Silva Copyright (c) 2022 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5753 Sun, 11 Sep 2022 00:00:00 -0300 Efeito de diferentes doses de zinco na qualidade de sementes de diferentes cultivares de trigo https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5192 <p>A utilização de sementes de elevada qualidade fisiológica é fundamental para obtenção de bons índices produtivos. Para garantir o adequado estabelecimento de plântulas em campo, bem como, a uniformidade da emergência, diferentes combinações de defensivos têm sido utilizadas via tratamento de sementes, com alguns nutrientes que atingem diretamente o metabolismo das sementes, auxiliando ou prejudicando seus padrões fisiológicos. Neste cenário, o objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes doses de zinco (Zn) no tratamento de sementes e seu efeito nos parâmetros fisiológicos em diferentes cultivares de trigo (<em>Triticum aestivum </em>L.). O delineamento experimental utilizado foi 4x5 (4 cultivares de trigo e 5 combinações de tratamentos de sementes), com 4 repetições, e avaliados os parâmetros de germinação primeira e segunda contagem, vigor em caixa de areia, índice de velocidade de emergência, comprimento de plântulas e massa de plântulas. Os resultados indicam que no cultivo de menor qualidade fisiológica de sementes, o tratamento com Zn auxiliou para melhorar estes parâmetros, entretanto, nos cultivares de elevada qualidade fisiológica não foi observado diferença entre os tratamentos realizados.</p> Felipe Leandro Felipim Ferrazza, Gabriel Toledo Borges, Douglas Tiago Kanieski Jacoboski, Lessandro de Conti, Ricardo Tadeu Paraginski Copyright (c) 2022 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5192 Sun, 11 Sep 2022 00:00:00 -0300 Os modelos de gestão da Educação Superior no contexto da modalidade da Educação Profissional e Tecnológica: o caso do IFRS – Campus Porto Alegre https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5529 <p>A investigação aqui apresentada objetiva identificar modelos de gestão da Educação Superior implementados no IFRS – Porto Alegre, frente aos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, pela perspectiva dos coordenadores de curso. Utilizamos como estratégia metodológica a pesquisa documental de caráter descritiva-exploratória, articulada a entrevistas semidirigidas com os coordenadores dos cursos superiores da instituição. No processo de análise dos dados temos a Análise Textual Discursiva pautada pelos pressupostos do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados apontam para uma diversidade dos modelos de gestão da Educação Superior no cenário institucional apoiando-se nos conceitos de <em>eficiência</em>, <em>eficácia</em>, <em>relevância</em> e <em>efetividade </em>articulados em maior ou menor grau de proximidade.</p> Julian Silveira Diogo de Avila Fontoura Copyright (c) 2022 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5529 Sun, 11 Sep 2022 00:00:00 -0300 Vigor e tratamento de sementes no desempenho agronômico da aveia preta https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5312 <p>A aveia preta é um dos cereais de inverno mais utilizados no Rio Grande do Sul para cobertura do solo e formação da palhada. O presente trabalho objetiva analisar a influência do vigor e tratamento de sementes no desempenho agronômico da aveia preta. O experimento foi desenvolvido na área experimental do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados (DBC) em esquema fatorial 3 x 2, com 4 repetições. O Fator A foi composto por lotes de sementes de três níveis de vigor (alto, baixo e muito baixo), e o Fator B composto pela testemunha (sem fungicida) e pelo tratamento de sementes com o fungicida carboxin+thiram. As variáveis analisadas foram: número de plantas por metro linear, índice de velocidade de emergência, altura de plântulas, massa fresca e massa seca. Os resultados indicaram que a melhoria do vigor das sementes aumenta o índice de velocidade de emergência, o número de plantas por metro linear e a produção de massa fresca e seca das plantas, propiciando um estabelecimento antecipado da cultura. O tratamento de sementes aumentou o número de plantas por metro linear, porém, não influenciou no desempenho agronômico da cultura.</p> Kellen da Silveira Freitas, Pedro Ujacov da Silva, Vanuza Pereira Trevisan, Rafael Tobias Lang Fronza, Jaqueline de Oliveira Bortolin, Eduardo Anibele Streck Copyright (c) 2022 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5312 Sun, 11 Sep 2022 00:00:00 -0300 Violência doméstica e intrafamiliar impactos no processo de escolarização https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5799 <p>O objetivo desta pesquisa consiste em desvelar os impactos da violência doméstica e intrafamiliar no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. A investigação científica referencia-se a partir das abordagens quantitativa/qualitativa, utilizando como método a revisão bibliográfica. Foram analisadas pesquisas publicadas na <em>Scientific Eletronic Library Online</em> entre os anos de 2013 e 2021 em língua portuguesa. Os resultados demonstram que a violência se tornou um problema social e de saúde pública que se mantêm de forma naturalizada na cultura brasileira e se fortalece como um dos principais indicadores do baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, dificuldade de relacionamento com pessoas e o uso abusivo de drogas. Portanto, conclui-se nesta investigação, a importância da continuidade de outros estudos para a compreensão deste fenômeno complexo relacionado à violência doméstica e intrafamiliar, vivenciado pelas crianças e adolescentes durante o processo de escolarização.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Violência doméstica. Interação familiar. Educação.</p> Daniel Massayuki Ikuma, Larissa Raquel Alves Leva Copyright (c) 2022 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5799 Sun, 11 Sep 2022 00:00:00 -0300