ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec <p>A Revista <em>ScientiaTec</em>, e-ISSN 2318-9584, periódico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, está com chamada aberta para publicação.</p> <p>A revista ScientiaTec, de natureza científica com ênfase às áreas de educação e ensino, tem por finalidade a divulgação de estudos e pesquisas de caráter original voltados à formação Profissional Técnica, Tecnológica e Superior, e busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos multiculturais que permeiam o cenário da Educação em Ciência e Tecnologia no Brasil. O periódico está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS (PROPPI).</p> <p>Criada em 2011 a ScientiaTec é um periódico semestral com a finalidade de publicar textos inéditos com ênfase nas áreas do conhecimento indicadas, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses.</p> pt-BR <p class="scientia">O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).</p> [email protected] (Profª Drª Maria Cristina Caminha de Castilhos França) [email protected] (Pulicações) Tue, 23 Jul 2024 19:28:47 -0300 OJS 3.3.9.9 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Auxílios Financeiros e a relação com a evasão na EJA: Um estudo de caso sobre o IFG Campus Uruaçu https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6315 <p>Este artigo tem como objetivo a análise do impacto do pagamento de auxílios financeiros em contraponto aos índices de evasão dos discentes do Curso Técnico Integrado em Comércio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFG Campus Uruaçu. Foram entrevistados os alunos do Curso no período letivo de 2021/1 por meio de um formulário, o qual orientou o anonimato dos mesmos. Foi observado que os auxílios financeiros são amplamente concedidos e esses são utilizados para o pagamento de serviços básicos e essenciais como água, energia e alimentação, o que é uma das finalidades da concessão ao público discente, que possuem vulnerabilidades socioeconômicas. No entanto, uma possível falta ou encerramento do pagamento dos auxílios financeiros não foram identificados como os principais motivo de evasão no curso, levando a acreditar que existem outros motivos como: a dificuldade de acompanhar os estudos e os horários incompatíveis entre o trabalho e as aulas, que devem ser observados com uma maior proximidade e seriedade para que o papel educacional e social do IFG seja amplamente cumprido.</p> Ricardo Barbosa Scalabrini Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6315 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 Evasão e permanência na Rede Federal: o que dizem os documentos? https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6430 <p>Este artigo tem como objetivo analisar as definições e orientações dos documentos oficiais para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica quanto à evasão, permanência e êxito dos estudantes. Após a realização de uma auditoria operacional nas ações da Rede, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) tem orientado as instituições da Rede Federal, por meio de documentos oficiais, quanto à superação da evasão e retenção, num primeiro momento, e posteriormente quanto à elaboração de um Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes. Juntamente com o relatório de auditoria do TCU, esses documentos elaborados pela Setec foram analisados por uma pesquisa de doutorado, levando-se em consideração, nesta análise, a relação entre desigualdades sociais e desigualdades escolares e a questão da dualidade na Educação Profissional. Verificou-se que a questão da dualidade entre formação geral e profissional se manifesta nos documentos elaborados pelo TCU e Setec para orientação das ações da Rede Federal. Causas, fatores e proposições são apresentados de forma pontual e desarticulada, o que tem se mostrado pouco eficaz para o enfrentamento do problema.</p> Iza Manuella Aires Cotrim-Guimarães, Fernando Selmar Rocha Fidalgo Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6430 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 Entre a matrícula e o certificado: motivos de não conclusão e ações voltadas à permanência de alunos em curso Pronatec FIC https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6435 <p>Apresentam-se neste artigo motivos pelos quais 57% dos alunos matriculados em cursos Pronatec FIC em cinco <em>campi</em> do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no período de 2012 a 2014, não concluíram os cursos, bem como ações implementadas por docentes e equipe pedagógica visando contribuir para a permanência dos estudantes. Os dados foram obtidos por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), de entrevistas realizadas com coordenadores, professores, supervisores pedagógicos, servidores municipais e egressos, além de consulta a 281 fichas de desligamento respondidas por alunos não concluintes. Os principais motivos alegados de não conclusão foram: “atraso no pagamento do auxílio financeiro”, “conseguiu emprego”, “não ter com quem deixar os filhos”, “transporte público precário ou inexistente”. As ações mais citadas, voltadas à permanência, foram: “rever ou ensinar conteúdos básicos”, “tornar as aulas mais práticas e próximas das vivências dos alunos”, “priorizar a dimensão formativa das avaliações”, “acompanhar a frequência dos alunos e contatá-los em caso de faltas consecutivas sem justificativas”. Considera-se que a não conclusão de curso pode ser evitada ou atenuada por meio de ações voltadas ao atendimento de especificidades dos alunos nos âmbitos pessoal, institucional e conjuntural.</p> Sandra Maria Glória da Silva, Carmen Sylvia Vidigal Moraes Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6435 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 “Qual o valor de uma aluna?”: Ausências e presenças institucionais no acolhimento a estudantes vítimas de violência de gênero no IFRN https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6557 <p>Este estudo objetivou objetiva desvelar os processos de subjetivação das estudantes vítimas de violência de gênero face à formação humana integral preconizada pela proposta pedagógica do Ensino Médio Integrado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou da técnica do diário solicitado para ter acesso a aspectos da subjetivação de três alunas e ex-alunas do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os dados foram analisados com base na Análise Textual discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os resultados apontaram que os casos de assédio na Instituição são reais e trazem consequências para a vida das estudantes como: crises de ansiedade, tristeza, desmotivação acadêmica e medo sobre o futuro escolar e profissional.</p> Maria Carolina Xavier da Costa, Avelino Aldo de Lima Neto, Julie Thomas Copyright (c) 2024 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6557 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 A perspectiva de alunos e servidores dos Cursos Técnicos em Eletrônica e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio no IFRR https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6438 <p>Este estudo descreve as possíveis causas para a retenção dos alunos, no contexto dos cursos técnicos em Eletrônica e Eletrotécnica, integrados ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista (IFRR / CBV), durante o período concernente aos anos de 2017 a 2019. A respectiva pesquisa foi realizada através da abordagem descritiva qualitativa, e adotou como procedimento um estudo de caso, cujos dados foram coletados a partir da aplicação de entrevistas e questionários semiestruturados com alunos, professores e a equipe pedagógica da instituição. Os resultados mostram como evidências: (1) problemas pessoais, relacionados a defasagem da aprendizagem nas áreas de cognição, dificuldades financeiras e de logística na aquisição de saberes, assim como o desânimo e o desinteresse por estas aquisições; (2) dificuldades relacionadas aos aspectos institucionais, como a morosidade na realização das dependências em disciplinas, o número excessivo das mesmas, suas cargas horárias, o conflito na integração curricular, o tempo reduzido para o planejamento e a complexidade institucional, ao lidar com uma diversidade de cursos e etapas de ensino; por fim (3), fatores familiares, como a ausência de acompanhamento da vida acadêmica do estudante. Os dados confirmam que os fatores dessas retenções são multicausais, incidindo sobre o relacionamento mantido entre professores, estudantes e equipe pedagógica.</p> Lidiane Silva dos Santos, Patrício Ferreira Batista, Maristela Bortolon de Matos Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6438 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 O perfil de estudantes cotistas negros do IFSC Caçador: um estudo descritivo https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6444 <p>Objetiva-se, por meio deste artigo, apresentar resultados de um projeto de pesquisa que permitiu compreender o perfil de estudantes cotistas negros, do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Caçador. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se a metodologia quali-quantitativa, por se entender que esse tipo de método permite a identificação de variáveis específicas com uma análise global do fenômeno estudado. Ao final da pesquisa, pôde-se compreender que os estudantes cotistas negros são estudantes de baixa renda, que cursaram todo o Ensino Fundamental em escolas públicas. As dificuldades financeiras e a necessidade de trabalhar se mostraram com um fator de extrema relevância para o insucesso do público cotista negro na instituição. Percebe-se, por meio da pesquisa realizada, que, apesar das cotas raciais em Instituições Públicas de Ensino brasileiras se constituírem como importantes instrumentos para a redução de desigualdades sociais históricas de grupos raciais, torna-se importante não só ofertar vagas para o acesso, mas também propor e executar políticas institucionais e ações afirmativas que visem a permanência e êxito desse público nas Instituições. E para que isso ocorra, conhecer o perfil de estudantes cotistas é fundamental.</p> Rafael Levi Ludke, Bianca Gonçalves Sousa de Moraes, Marcelo Silva de Jesus Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6444 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 O Processo de Ingresso e sua intervenção na permanência e êxito dos ingressantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, IFSC - Campus Florianópolis: um estudo com sujeitos evadidos https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6548 <p>O estabelecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o crescimento dos Institutos Federais pela Lei n.º 11.892/2008 proporcionou significativo aumento de oferta de cursos e matrículas em todo o Brasil, no entanto, os Institutos Federais vem sofrendo com altos indicadores de evasão. Este artigo investiga possíveis correspondências estabelecidas entre o Processo de Ingresso adotado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e lacunas no processo de permanência e êxito dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, C<em>ampus</em> Florianópolis. A pesquisa é aplicada, com método dialético e de cunho qualitativo, empregando-se o estudo de caso como modalidade principal. O levantamento de dados ocorreu por entrevista semiestruturada com 13 sujeitos que evadiram durante o primeiro semestre do curso. Os resultados apontam que os fatores de evasão estão ligados a aspectos pessoais, pedagógicos e a falta de conhecimento do conteúdo programático e do perfil de egresso. Conclui-se que a instituição poderia reverter esses resultados qualificando o sistema de ingresso ao promover uma melhor divulgação de informações e orientações aos candidatos, contribuindo, assim, para qualificar o acesso, o sucesso de aprendizado, garantindo a permanência e a progressão de seus alunos.</p> Daiana da Rosa Ferreira, Salete Valer Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6548 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 Trajetória dos estudantes do Ensino Médio integrado do IFNMG/Campus Januária beneficiados pelo programa de assistência e apoio aos estudantes (PAAE) durante a pandemia e os efeitos sobre a permanência estudantil https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6552 <p>Este estudo se propõe a conhecer a trajetória dos estudantes do Ensino Médio integrado do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária beneficiados pelo Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes (PAAE). Para tanto, buscou-se analisar a situação dos estudantes no curso, se evadidos, concluintes ou ainda em curso (repetentes), comparando-a à situação de estudantes não beneficiados pelo Programa. O PAAE se apresenta como um Programa estratégico para a permanência dos estudantes, especialmente neste cenário pandêmico, que tem contribuído, também, para a intensificação das desigualdades escolares. O contexto em análise se apresenta, dessa forma, como campo fecundo para investigação empírica, que se caracterizou, nesta pesquisa, como um estudo de caso. Espera-se, com essa pesquisa, contribuir para o planejamento de medidas mais propositivas em direção à permanência e êxito dos estudantes, e mesmo para a avaliação do próprio Programa na instituição. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa de Assistência tem contribuído para a permanência dos estudantes, especialmente dentre aqueles em situação de risco para evadir, que no Campus estudado se refere, principalmente, aos estudantes em condição socioeconômica desfavorável e que tiveram que repetir pelo menos uma série escolar.</p> Iza Manuella Aires Cotrim-Guimarães, Aline Caciquinho, Marcos Pedro Moreira Costa Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6552 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 A trajetória escolar de estudantes com deficiência em Cursos Técnicos de Nível Médio, no Brasil e em Portugal: do ingresso na instituição até o término do curso e inserção no mundo do trabalho https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6338 <p>Este artigo se embasa na Tese de Doutorado denominada “O TRABALHO DOCENTE COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, redigida pela primeira autora e orientada pela segunda. O objeto de estudo está centrado na trajetória escolar de estudantes com deficiências, em Cursos Técnicos de Nível Médio, ofertados por instituições voltadas para a Educação Profissional, situadas no Brasil e em Portugal. Nesta perspectiva, realizou-se um estudo a respeito da permanência dos mencionados sujeitos, nas escolas, enfocando tanto as dificuldades por eles enfrentadas e superadas, quanto seus adentramentos no mundo do trabalho e suas perspectivas para o futuro. Deve-se ressaltar por um lado, a carência de estudos sobre o tema/ objeto que foi pesquisado e, por outro lado, a relevância de contribuir, para que os alunos com deficiência se motivem, para alcançarem níveis escolares cada vez mais altos. Constatou-se que os sujeitos em apreço teceram planos para o futuro e estratégias para atenderem aos seus propósitos, voltados para o alcance de patamares mais altos de escolaridade, considerando que os avanços da Educação Inclusiva, notadamente, a partir dos séculos XX e XXI, lhes possibilitará o mencionado avanço.</p> Sandra Freitas de Souza, Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6338 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 Desafios da educação profissional e tecnológica para a formação de estudantes com deficiência no pós-pandemia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6434 <p>O objetivo do artigo é discutir os desafios a serem enfrentados na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), neste retorno ao ensino presencial no pós-pandemia, com foco no público-alvo da educação especial. Considerando que esse momento histórico afetou a vida das pessoas, principalmente, daquelas que fazem parte das camadas mais excluídas da sociedade e que a educação tem papel central na busca pela redução das desigualdades e injustiças sociais, por meio da formação crítica, emancipatória e humanizada, é importante refletir sobre os desafios que hoje se impõem à rede profissional e tecnológica federal. A reflexão foi baseada em documentos institucionais – regulamentos e relatórios diagnósticos –, materiais produzidos e distribuídos – cartilhas, <em>lives</em> –, além de questionários aplicados a professores e tradutores intérpretes do Instituto Federal de Sergipe. Foi possível perceber que, embora haja um aparato legal robusto no que diz respeito à inclusão de alunos com deficiência na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a prática diária ainda esbarra em uma série de barreiras, principalmente a barreira atitudinal. Nesse sentido, a pandemia intensificou ainda mais a exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, que já enfrentam inúmeras barreiras para ter seu direito à educação.</p> <p> </p> Ana Carla Rocha de Souza Cruz, Elza Ferreira Santos Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6434 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 Pessoas com Deficiência e o direito ao trabalho: um olhar para o Instituto Federal de Rondônia https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6478 <p>O ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) no serviço público é um direito que vem sendo aplicado desde que a Constituição Federal de 1988 veio a sedimentar os caminhos da democracia no Brasil. Contudo, a inclusão dessas pessoas no universo do serviço público demanda esforços que vão além da política de ações afirmativas, sendo necessária a adaptação de ambientes e a construção de uma cultura institucional inclusiva, de modo a se eliminar barreiras arquitetônicas, comunicacionais, programáticas e atitudinais que impedem a plena participação dessas pessoas. Este artigo visa comunicar parte dos resultados da pesquisa “Deficiência e Necessidades Específicas no serviço público: desafios de inclusão e desenvolvimento profissional no Instituto Federal de Rondônia – <em>Campus</em> Ji-Paraná”, em desenvolvimento no Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. A investigação pautou-se na metodologia do Estudo de Caso. A aquisição de dados foi procedida mediante pesquisa documental e observação participante. As análises aqui delineadas ancoraram-se em literaturas concernentes ao assunto e apontam para a urgência do estabelecimento de uma política de inclusão e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.</p> Xênia de Castro Barbosa, Geovana da Costa Oliveira Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6478 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 O perfil dos estudantes com deficiência egressos do IFB no mercado de trabalho https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6566 <p>Esta pesquisa investigou o perfil dos estudantes com deficiência, egressos do Instituto Federal de Brasília – IFB, inseridos no mercado de trabalho. Para isso, ela se utilizou do método quantitativo-descritivo e da análise qualitativa sobre a base de dados do mundo do trabalho desses egressos entre 2011 e 2018. Entre suas conclusões, identificou-se que o principal perfil do (a) estudante egresso(a) é pessoa com deficiência física, de raça negra ou parda, com idade entre 18 e 50 anos, havendo equilíbrio entre a proporção quanto ao gênero. A matrícula em curso de ensino técnico de nível médio foi a mais relevante, havendo o decréscimo de registro para os níveis mais avançados de ensino. Uma vez concluída a formação na EPT, a maioria desses egressos possuem vínculo empregatício junto ao mercado privado, com contrato por tempo indeterminado, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O estudo também destaca as desigualdades relacionadas ao ingresso e continuidade dos estudos entre os estudantes com deficiência, sendo os mais afetados aqueles com restrição sensorial, intelectual e múltipla. Assim, considera-se necessário que as estratégias de inclusão nos IFs, além do atendimento das múltiplas especificidades pedagógicas desse público, devem considerar fatores sociais, como renda, raça, gênero, idade, etc.</p> Ricardo Allan de Carvalho Rodrigues, Maria Cristina Copyright (c) 2023 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6566 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 Onde estão as barreiras ao emprego? Inatividade e desemprego entre as pessoas com uma deficiência de ocorrência precoce https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/7378 <p>A sub-representação das pessoas com deficiência no emprego está documentada. No entanto, pouco se sabe sobre as restrições acerca do acesso ao trabalho remunerado por tipo de deficiência, e é difícil isolar as saídas do emprego ligadas a deficiências relacionadas com o trabalho. Utilizando o Questionário sobre o Emprego de 2011 e o seu módulo <em>ad hoc</em>, este artigo identifica os fatores e os processos que contribuem para a inatividade, o desemprego ou a sua co-presença, para as pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos que vivem em agregados familiares na França continental e que têm uma deficiência que ocorreu antes do fim da sua formação inicial. Em função do tipo e do grau de deficiência, os mecanismos incapacitantes multifatoriais ocorrem em diferentes fases da deficiência. As três configurações do desemprego são: inatividade para as pessoas com uma deficiência cognitiva (grave ou moderada) ou uma deficiência mental moderada, desemprego para as pessoas com uma deficiência visual grave ou uma deficiência motora moderada, e a coexistência das duas para as pessoas com uma deficiência motora grave ou uma deficiência mental grave. Além disso, o reconhecimento administrativo da deficiência tem efeitos variáveis (em função dos direitos associados) e o retorno das qualificações varia consoante os subgrupos.</p> Célia Bouchet Copyright (c) 2024 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/7378 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 Percursos de formação e de acesso ao emprego para egressos com deficiência: recurso aos dispositivos e dinâmicas identitárias na França https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/7360 <p>Embora a população de jovens que abandonam o ensino superior seja objeto de numerosas análises, a população de antigos estudantes com deficiência é muito menos conhecida e estudada. A principal fonte de informação é o recenseamento anual dos estudantes que beneficiam de alojamento devido a um problema de saúde ou a uma deficiência, efetuado pelo &nbsp;Ministério do Ensino Superior e da Investigação. A lei de 2005 contribuiu para acelerar o desenvolvimento de serviços para estudantes com deficiência (SAEH) nas universidades. Este fato reflete-se no aumento constante do número de pessoas que se beneficiam destes serviços . No entanto, pouco se sabe sobre o que lhes acontece após os estudos. Um estudo estatístico exploratório (Segon <em>et al.</em>, 2012) revelou dificuldades significativas nos percursos profissionais dos jovens com deficiência, quer no acesso ao ensino superior, quer durante os estudos ou na fase de integração profissional.</p> Michaël Segon, Nathalie Le Roux Copyright (c) 2024 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/7360 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300 Alunos com deficiência do IFRS e a inclusão no mundo do trabalho https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6749 <p>A participação das pessoas com deficiência em todas as instâncias sociais é um direito e para que isso ocorra de forma acessível há uma série de normativas legais, como a Lei Brasileira de Inclusão. Nesse contexto, trazemos um recorte da pesquisa intitulada “Alunos com deficiência do IFRS e a inclusão no mundo do trabalho”, a qual está se desenvolvendo por meio do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Este estudo objetiva identificar, no que concerne aos estágios curriculares obrigatórios, quais elementos têm influenciado na inclusão dos alunos com deficiência do IFRS no mundo do trabalho. A pesquisa é de abordagem qualitativa e constitui-se em um estudo de caso a respeito dos cursos de ensino médio e superior do <em>campus</em> Porto Alegre do IFRS. A coleta de dados está ocorrendo por meio de entrevistas semiestruturadas com os seguintes sujeitos vinculados à instituição: professores que acompanharam os alunos com deficiência durante as disciplinas de estágio curricular obrigatório; profissionais do <strong>Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne); profissionais do setor de estágios e alunos e egressos com deficiência.</strong></p> Samuel dos Santos Mota, Andréa Poletto Sonza Copyright (c) 2024 ScientiaTec https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/6749 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0300